_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


terça-feira, 24 de junho de 2014

Nova descoberta de pterossauro impressiona paleontólogos

Casal de  Hamipterus
© Maurílio Oliveira

Na coluna "Caçadores de fósseis" do mês de Junho, Alexander Kellner nos trás um achado incrível que promete dar uma guinada nos estudos sobre Pterossauros. A descoberta do Hamipterus tianshanensis veio repleta de surpresas que deixaram paleontólogos de todo o mundo boquiabertos. Em uma única rocha vieram 3 crânios de uma mesma espécie, além de vários ossos, algo que era inédito até então na paleontologia. O material foi coletado na província de Xinjiang na China pelo pesquisador Xiaolin Wang. 
Ovo fossilizado
© Xiaolin Wang

As surpresas não pararam por aí. Devido a quantidade de indivíduos que foram encontrados, sugeriram que ali poderia ter sido um berçário, apontando a possibilidade da existência de ovos. O resultado foi melhor do que o esperado, após algum tempo de escavações os paleontólogos se depararam com um ovo muito bem preservado em suas três dimensões (3D), algo extremamente raro, o que possibilitou um estudo mais detalhado de sua estrutura.
Colônia de Hamipterus
© Chuang Zhao

A análise desses fósseis mostrou ainda um possível dimorfismo sexual entre as espécies, apresentando formas diferentes nas cristas do Hamipterus, o que provavelmente indicava a existência e diferenciação entre machos e fêmeas. Com toda certeza essa descoberta foi um grande avanço que dará novos horizontes aos pesquisadores que se dedicam ao estudo dos Pterossauros.

Confira os detalhes do achado na matéria completa do Kellner em sua coluna de Junho. Clique aqui para acessar "Caçadores de fósseis".

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário