_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


domingo, 9 de junho de 2013

Você sabia que o fóssil de tartaruga mais antigo é brasileiro?


Contemporâneas dos dinossauros, as tartarugas marinhas existem há pelo menos 110 milhões de anos. Pela sua formação frágil, nem parece que conseguiram sobreviver a todas as mudanças do clima no Planeta, em todo esse tempo. Mas a coexistência com os humanos é, certamente, uma das adaptações mais difíceis desses animais. O fóssil mais antigo conhecido foi encontrado no Brasil, em Santana do Cariri, na Chapada do Araripe. Este fóssil, batizado de Santanachelys gaffney, apresenta membros semelhantes aos das atuais tartarugas de água doce. Entretanto, a presença de uma grande cavidade orbital (espaço do crânio ocupado pelos olhos), semelhante à das tartarugas marinhas de hoje, leva a crer que aquele animal já possuía, logo atrás dos olhos, as glândulas de sal responsáveis pela excreção do excesso de sal ingerido durante a alimentação. 

O surgimento dessas glândulas possivelmente aconteceu antes da adaptação dos membros em eficientes nadadeiras. Além de possibilitarem locomoção mais eficiente, na praia, as tartarugas usam as nadadeiras para cavar a areia e fazer o ninho.

Com a carapaça adaptada para menor, as tartarugas marinhas perderam a capacidade de ocultar a cabeça e os membros, como faziam seus ancestrais e como fazem até hoje as tartarugas de água doce e terrestres. Os quelônios, ordem que reúnem todos os tipos de tartarugas, surgiram há 220 milhões de anos.

2 comentários:

  1. Olá, achei seu blog na lista do "Entre Blogs"e vim conhecer.
    Já estou seguindo.Quando quiser passe para uma visitinha em meu blog.

    Seu blog é muito interessante!

    http://rgartes14.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Multiplicador Rárisson, felicidades para toda sua casa!

    Dia 05/07 estamos completando um ano de atividades. Vou confessar que não é nada fácil ter que organizar todas as postagens constantemente, atender inúmeros pedidos em off, porém fazemos com muito carinho e procuramos fazer o nosso melhor da forma que é possível para nós, em virtude de tempo e cansado do trabalho.

    No momento estamos de férias do trabalho e, para aproveitar esse tempo extra (as férias) queremos pedir a você em especial que convide outros educadores para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. Assim nossa festa no dia 05/07 será ainda mais abrilhantada. Vamos alargar nossas fronteiras! Todos pela Educação!

    DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS PROFESSORES o EDUCADORES MULTIPLICADORES.

    A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Por de falta de tempo, pedimos desculpas pela demora em lhe visitar.
    .
    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve. Agradecemos sua compreensão!

    Atenciosamente,

    IRIVAN

    ResponderExcluir