_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quinta-feira, 1 de março de 2012

Fósseis de baleias pré-históricas são encontrados no Deserto do Atacama

© Rodrigo Terreros e Jorge Arévalo

Pesquisadores do Museu Paleontológico de Caldera descobrem 70 fósseis de baleias em pleno Atacama. A descoberta está sendo registrada por meio de imagens em 3D. Durante a duplicação da rodovia Pan-americana, rede de estradas que atravessa o continente, 70 fósseis de baleias com até oito metros de comprimento vieram à superfície. Entre eles, pelos menos 20 esqueletos completos do mamífero marinho foram encontrados no deserto do Atacama, no Chile, considerado o mais seco do mundo. A descoberta intrigou os pesquisadores do museu paleontológico de Caldera, comuna da região, que trabalham agora na identificação do material. Mas há uma explicação. Segundo a bióloga brasileira Carolina Gutstein, que participa do estudo, Caldera foi, há 7 milhões de anos, um fundo marinho com alta biodiversidade. O achado impulsionou os cientistas a tentar descobrir o que causou a morte desses animais e a extinção do oceano na região. “Dois fatores podem justificar a presença desses fósseis: os intensos movimentos tectônicos que marcam o Chile e as grandes transgressões e regressões marítimas do período Mioceno”, afirma Gutstein.

- Confira a notícia completa no site Ciência Hoje

2 comentários:

  1. TALVES AI POSSA DESCOBRIR SE ISSO PODE ACONTECER
    NO BRASIL TAMBEM
    LA ERA UM MAR E AGORA E DESENTO ISSO PODE OCORRER COM O OCEANO PODE MUDAR DE LUGAR E SE MUDAR MAIS UMA VEZ VAI PRA ONDE?

    ResponderExcluir
  2. Bom Junior, a Chapada do Araripe no Brasil era uma região de mares, por aqui são encontrados vários fósseis de animais aquáticos, porém, não há relatos de uma Baleia, e é incerto se isso pode acontecer, pois a cada dia descobrimos mais. Quanto ao mar mudar de lugar, os mares de nosso planeta vem mudando desde a formação dos mesmos. O oceano Atlântico surgiu quando a América do Sul se separou do continente africano, ocorreu por meio de um processo geológico relacionado às dorsais(onde é fabricada a camada externa do planeta. E certamente isso irá ocorrer, oceanos podem acabar e outros podem surgir, mas isso só ocorre ao longo de milhares de anos.

    Espero ter respondido de acordo com a sua pergunta.

    Abraços,
    Até mais

    ResponderExcluir