_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Brontomerus

Representação do Brontomerus
© BBC

Brontomerus foi um saurópode parente dos Camarassauros que viveu durante o início do Cretáceo e foi descrito no início de 2011. Existe pouco material a respeito do Brontomerus, mas dois fósseis encontrados chamaram a atenção de toda a comunidade científica. Diferente dos outros saurópodes, ele foi considerado um dinossauro atleta por possuir os ossos da coxa capazes de abrigar enormes músculos. Seu nome significa pernas trovão e o incomum não é o fato do dinossauro possuir grandes músculos coxais mas, a hipótese de que ele poderia disparar fortes chutes contra os inimigos. Não foram encontrados os ossos da coxa de um adulto, encontraram o de um filhote, e daí tiraram as proporções.
Cientistas examinando os fósseis
© PeregrinaCutural's

Ele é conhecido a partir de duas amostras de fragmentos que diferem em tamanho, provavelmente um juvenil e um adulto. Os pesquisadores especulam que o adulto pode ter sido a mãe do menor. Outros fósseis recuperados incluem um osso pré-sacral esmagado, várias vértebras caudais , uma costela do lado direito dorsal, uma grande escápula , e dois esternais parciais. O espécime adulto poderia ter pesado cerca de seis toneladas e, provavelmente, medindo em torno de 14 metros de comprimento. O exemplar juvenil tinha cerca de um terço desta extensão, e provavelmente pesava cerca de 200 kg e media 4,5 metros de comprimento. Um estudo revelou que, mesmo quando jovem, o animal vegetariano e depescoço longo já possuía um enorme osso ilíaco, do tamanho de uma travessa de jantar.
Ilustração dos ossos ilíacos do Brontomerus
© Mauricio Anton

Sua atribuição a uma nova espécie é baseada em vários estudos dos ossos, incluindo um osso do quadril estranhamente grande o que teria permitido a fixação de músculos anormalmente grandes. Este ílio teria dado ao Brontomerus músculos pernais maiores do que em qualquer outro saurópode. O ílio é incomum, sendo muito profundo e com uma parte dianteira que é muito maior do que a parte de atrás da articulação do quadril. Foi encontrado em uma pedreira do Membro Ranch Rubi da Formação Cedar Mountain, no leste da Utah nos EUA. Seus hábitos deveriam ser comuns como os outros saurópodes. Os menores da manada iam no meio, enquanto os mais velhos faziam a proteção deles.
© BBC

Confira a notícia da descrição do Brontomerus!

Dados do dinossauro:

Nome científico:
Brontomerus mcintoshi
Tamanho: 14 metros de comprimento
Peso: Cerca de 6 toneladas
Onde viveu: Utah, EUA
Quando viveu: Período Cretáceo
Dieta: Herbívoro

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário