_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Epidendrosaurus

© Insoonia.com

Epidendrosaurus é um gênero de dinossauro semi-ave do clado Avialae (porém não pertencente à classe das aves) da Era Mesozóica pertencente à família Scansoriopterygidae. Epidendrosaurus foi o primeiro dinossauro (não levando-se em conta a classe aves) com adaptações para a vida arbórea e semi-arbórea.

Archaeopteryx recebe toda a fama, mas há um caso convincente para ser notado que o Epidendrosaurus foi o primeiro réptil a estar mais perto de um pássaro do que um dinossauro. Este pequeno terópode foi inferior a metade do tamanho de seu primo mais famoso, o Scansoriopteryx, e é uma aposta certa que ele estava coberto de penas. Mais notavelmente, o Epidendrosaurus parece ter sido adaptado a um estilo de vida arbóreo. Seu pequeno tamanho teria tornado uma simples questão pular de galho em galho, e suas longas garras curvas eram provavelmente usados ​​para se erguer. Sua alimentação era constituída a partir de insetos até pequenos animais.

© Bensen Daniel

Viveu durante o período Jurássico e possuía o terceiro dígito bem alongado que representa certamente um tipo de adaptação previamente declarada do Mesozóico, embora a função exata do dígito terceiro manual não está claro. O membro anterior relativamente longo. Então o Epidendrosaurus realmente foi um pássaro, em vez de um dinossauro? Tal como acontece com todos os "Dino-aves", como esses répteis são chamados, é impossível dizer. É melhor pensar nas categorias de "pássaro" e "dinossauro" ao invés de tirar conclusões incertas ou muitas vezes erradas.
© Matthew Martyniuk

Dados do dinossauro:

Nome científico: Epidendrosaurus ningchengensis
Tamanho: 6 centímetros de comprimento.
Onde viveu: Ásia
Quando viveu: Período Jurássico
Dieta: Carnívoro

Fontes:

Um comentário:

  1. Oi Rarisson tudo bem? Ando muito enrolada, para variar, mais sempre que posso dou uma espiadinhapor aqui e icentivo meus alunos a darem uma passadinha também...E a sua mãe está bem? Diga a ela para dar uma olhadinha no meu blog Ler com Prazer para ver que me aconteceu...e que não estou nem acreditando até hoje....veja vc também. Mil beijocas e tenha uma semana de muita Paz e Luz! Até breve...

    ResponderExcluir