_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tupuxuara

© Raúl Martín

O Tupuxuara foi um pterossauro que habitou o Brasil onde hoje é a Chapada do Araripe. Viveu durante o Período Cretáceo e possuía uma enorme crista que se estendia para a parte de trás de seu crânio. Vestígios de sangue indicam que essa crista poderia alternar a cor para tons mais fortes a fim de chamar a atenção das fêmeas, ou para expressar domínio sobre algum território. Esse pterossauro foi descrito por Alexander Kellner e Diógenes de Amelida Campos no ano de 1988.
© Wikipédia

Com certeza era uma grande descoberta, porém algo intrigava os pesquisadores. Era um pterossauro sem dentes! Isso mesmo; pode até soar como normal, mas no tempo da descoberta só haviam duas espécies conhecidas desprovidas de dentes: o Pteranodon e o Nyctosaurus, todos norte-americanos. Foi um avanço em tanto para o estudo dos pterossauros, pois foi a primeira espécie sem dentes encontrada no Brasil. Então, se ele não tinha dentes, do que ele se alimentava exatamente? Deve ter se alimentado de pequenos animais como as águias, ou, poderia mesmo sem dentes capturas peixes como fazia o Thalassodromeus sethi.
© Mark Witton

Era um pterossauro de porte médio, com abertura alar de até 6 metros de comprimento de uma ponta da asa à outra. O nome Tupuxuara foi dado em homenagem à língua indígena, significa "espírito familiar". Existem atualmente várias espécies pertencentes ao grupo Tupuxuara e dentre as mais conhecidas estão Tupuxuara longicristatus e Tupuxuara leonardii. Tinha como predador comum o Irritator que também habitou aquela região.
© Wikipédia

Dados do Pterossauro:


Nome científico: Tupuxuara longicristatus; T. leonardii
Tamanho: Até 6 m de abertura alar.
Peso: Cerca de 20 quilos.
Onde viveu: Brasil, Chapada do Araripe.
Quando viveu: Período Cretáceo.
Dieta: Carnívoro.

Fontes:

Um comentário:

  1. Parabéns!!! Você venceu o Concurso de Paleoarte do Mundo Pré-Histórico! Durante um mês seu desenho será exibido na página inicial do blog.

    ResponderExcluir