_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


domingo, 31 de julho de 2011

Ornithosuchus

© Nobu Tamura

Ornithosuchus foi um crocodilomorpho que viveu no final do Período Triássico onde hoje é a Escócia. Apesar dessa relação com crocodilos, o Ornithosuchus era capaz de andar sobre as patas traseiras, como muitos dinossauros. No entanto, ele provavelmente passou a maior parte de seu tempo andando sobre as quatro patas, apenas se erguendo sobre as traseiras quando necessário para se movimentar rapidamente. Media cerca de 4 metros de comprimento.
© Dmitry Bogdanov

Os Ornithosuchus eram carnívoros e bastante robustos com uma cabeça grande. Talvez se erguessem quando quisessem ser mais rápidos na hora de caçar. Eles são conhecidos a partir de apenas alguns fósseis, encontrados principalmente na Inglaterra e Escócia. Eles tinham uma tendência a desenvolver braços pequenos e, provavelmente, algum grau de bipedalismo. Os paleontólogos consideravam o Ornithosuchus anteriormente como um dinossauro primitivo. Hoje ele é mais avançado que outros répteis, como o Thecodontier. Dele ou de um parente próximo saíram os dinossauros terópodes.
Reconstrução do esqueleto do Ornithosuchus sobre patas traseiras.
© Site Rainbow

Ornithosuchus conseguia se equilibrar como um dinossauro terópode. As pernas verticais abaixo do corpo e atrás de si, permitiu ao Ornithosuchus uma caminhada ereta. Um conjunto de características primitivas que ele possuía eram uma dupla fileira de placas ósseas em suas costas, uma pélvis curta e larga, que foi anexada por apenas três vértebras na coluna vertebral, e cinco dedos nas patas traseiras. O crânio mostra uma semelhança aos terópodes de grande porte, como o Tyrannosaurus. Apesar de todas essas semelhança com terópodes, o Ornithosuchus não faz parte desse grupo, ele é um Crocodilomorpho que talvez seria um ancestral desses dinossauros.
© Site Mleidig

Dados do réptil:

Nome científico: Ornithosuchus longidens
Tamanho: Até 4 metros de comprimento
Onde viveu: Inglaterra e Escócia
Quando viveu: Final do Triássico
Dieta: Carnívoro

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário