_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sábado, 16 de julho de 2011

Cryptoclidus


© Ache tudo e região

Cryptoclidus era um plesiossauro de pescoço longo. Embora seu pescoço só medisse 3 metros de comprimento, era muito ágil e também era muito hábil como caçador. Viveu há aproximadamente 150 milhões de anos atrás, no período Jurássico e seus espécimes encontrados incluem esqueletos de adultos e jovens, e em muitos outros graus de preservação. Ele pesava cerca de 8 toneladas. Sua cabeça era um pouco achatada, com olhos na parte de cima de sua cabeça.Possuía uma cabeça pequena com mandíbulas alinhadas e cerca de cem presas finas, ideais para a captura de peixes e lulas. As narinas internas foram voltadas para a frente, e as narinas eram relativamente pequenas.
Liopleurodon caçando Cryptoclidus
© R. Nicholls

Tinha um pescoço com até 2 metros de comprimento, que não parece ter sido muito flexível. Isso provavelmente manteve o seu corpo volumoso afastado de sua cabeça, que era pequena se comparada ao tamanho do corpo. Isso foi fundamental para que ele se tornasse um caçador tão hábil, pois, ele usava sua cabeça pequena para surpreender as suas presas, e se ele possuísse o seu corpo muito próximo de sua cabeça, ele poderia ser facilmente notado. Sua agilidade como nadador se deu porque o Cryptoclidus tinha quatro grandes membros em forma de remo, com os quais ele "voou" através da água com movimentos ondulantes, similares aos movimentos de uma tartaruga marinha.
Movimento dos membros do Cryptoclidus
© BBC

Existem vários fósseis de Cryptoclidus em diferentes graus de preservação. Os principais achados vem da Inglaterra, França do Norte, Rússia e da América do sul. Não sabe-se ao certo se viviam em grupos como as baleias ou se eram caçadores solitários como os tubarões. Muitas pessoas acham que o Cryptoclidus, assim como outros répteis marinhos, é um dinossauro. Mas devo lembrar que ele faz parte dos plesiossauros, um grupo de répteis marinhos que podem ser classificados como de pescoço longo ou de pescoço pequeno (pliossauros). Só eram considerados dinossauros os animais terrestres daquela época.
O Liopleurodon (direita abaixo) também era o predador comum do Cryptoclidus (direita acima)
© Todd Marshall

Dados do Plesiossauro:

Nome científico: Cryptoclidus oxoniesis.
Tamanho: Até 8 metros de comprimento.
Peso: Cerca de 8 toneladas.
Onde viveu: Mares próximos à Inglaterra, França do Norte, Rússia e América do Sul.
Quando viveu: Período Jurássico
Dieta: Se alimentava de peixes e lulas.

Fontes:

Um comentário:

  1. Oi Rarisson, estou com saudades! Passei por aqui rapidinho para desejar-lhe um Feliz Dia do Amigo! Ainda estou trabalhando...só terei a semana que vem de férias...ufa!! Estou supercansada! Dê uma beijoca na sua mãe, e diga que estou com saudades dela,espero que ela esteja bem com ela e que esteja conseguindo realizar seus sonhos..Tenha uma semana de Luz! Beijocas e até breve...

    ResponderExcluir