_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tenontossauro

© nobu tamura

O Tenontossauro cujo o nome significa " lagarto vigoroso ", viveu na América do Norte há aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo e chegava a ter até 6,5 metros de comprimento assemelhava-se com o Iguanodonte. Pertencia ao grupo dos Ornitópodes. Este herbívoro corpulento e poderoso pesava tanto quanto um ônibus, tinha quase o tamanho de um ônibus de dois andares, membros longos e boca parecida com um bico de papagaio. Dinossauro grandalhão, o Tenontossauro tanto podia andar de quatro como usar somente as pernas traseiras. Os membros dianteiros terminavam e mãos atarracadas, cada uma com cinco dedos. 
© mineo shiraishi

tenontossauro e deinonicos
© peter minister

Cada pata traseira possuía quatro dedos, sobre os quais o dino se equilibrava ao esticar-se para alcançar folhas altas das árvores. Quando corria, agarrava-se ao solo com os dedos e erguia a cauda longa e ampla para equilibrar o peso de seu pesado tronco e do volumoso barrigão. Enquanto procurava comida, o tenontossauro provavelmente tinha que se proteger contra o pequeno e veloz dinossauro carnívoro deinonico. Sabe-se que o deinonico abatia terontossauros porque dentes quebrados da espécie foram encontrados nos esqueletos de alguns terontossauros. Alguns paleontologistas acreditam que o deinonico agia em matilhas para caçar os tenontossauros.

© robert f. walters

bando de velociraptors atacando tenontossauro
© john sibbick

O tenontossauro tinha um pescoço longo e flexível, e seu bico era desdentado, mas uma fileira de dentes afiados dentro da boca servia para triturar folhas e brotos. Ao ser atacado, este dino se defendia usando a cauda como chicote. Barnum Brown, do Museu Norte-Americano de História Natural, descobriu o primeiro esqueleto de tenontossauro em Montana, em 1903. Desde então, algumas dezenas de esqueletos completos ou parciais do animal foram encontrados. Alguns dos esqueletos dos animais mais jovens foram encontrados misturados, em grupos - três em um grupo e quatro em outro. O grupo de quatro esqueletos foi encontrado ao lado dos ossos de um tenontossauro adulto. Esses tenontossauros jovens podem ter vivido em grupos ou em famílias depois de terem saído do ovo, possivelmente como forma de proteção contra predadores.
tenontossauro diante de microvenator
© museu canadense de natureza

Dados do dinossauro:

Nome científico: Tenontosaurus tillettorum;
Tamanho: 6,5 metros de comprimento;
Peso: Cerca de 900 quilos;
Onde viveu: América do Norte;
Quando viveu: Período Cretáceo;
Dieta: Herbívoro.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário