_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Hylaeosaurus

© ache tudo e região 

Hylaeosaurus era um dos "tanques de guerra" do mundo pré-histórico. Pertencia ao grupo de dinossauros conhecido como anquilossauros. Media 4 metros da ponta do focinho até o fim da cauda, comprimento equivalente a dois carros juntos. Os primeiros fósseis de Hylaeosaurus foram descobertos por Gideon Mantell, em 1832. Estavam encravados numa laje de calcário que pode ser vista ainda hoje no Museu Britânico, em Londres.
© Harper Collins

Só a parte dianteira do animal foi encontrada, por isso os cientistas tiveram que advinhar o aspecto de seu corpo. Para eles, o Hylaeosaurus se parecia com um lagarto comprido, revestido com uma armadura cheia de "lanças" ou espigões agudos, que ia do pescoço à ponta da cauda. O Hylaeosaurus andava devagar e se alimentava de samabaias e outras folhagens. Quando atacado, era protegido por sua couraça equipada com aterrorizantes espigões, parecidos com lanças.
© wikidino

Hylaeosaurus viveu cerca de 136 milhões de anos atrás, no início do Período Cretáceo. Foi um nodossauro bastante típico, com três espinhos longos em seu ombro, dois no quadril, e três linhas de armadura nas suas costas. Também pode ter tido uma fileira de placas abaixo de sua cauda. Ele tinha uma cabeça longa, mais parecida com a cabeça de um Nodosaurus que um Ankylosaurus, e um bico, o que provavelmente era usado para cortar a vegetação de baixa altitude.
© avph

Dados do dino:

Nome científico:
Hylaeosaurus armatus
Tamanho: 4 metros de comprimento e cerca de 1,80 de altura
Peso: Cerca de 1 tonelada
Onde viveu: Atual Inglaterra
Quando viveu: Início do Cretáceo
Dieta: Herbívoro

Fontes:  Revista dinossauros/Editora globo - Wikipédia en.

Nenhum comentário:

Postar um comentário