_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sábado, 26 de março de 2011

Tyrannosaurus Rex vs. Triceratops Horridus


Olá pessoal, como prometido aqui está a postagem sobre uma luta pré-histórica. Por que está é diferente? Porque ela realmente aconteceu, e existem provas! Por isso não vamos tratar de uma simples luta de ficção, mas sim uma luta por meios científicos, claro que sem perder a graça e a diversão. Os cientistas até hoje ficam intrigados com perguntas do tipo: “Qual seria mais rápido; Quais os danos que um T-rex faria num triceratops; ou Quais os danos que um Triceratops faria num T-rex; E se eles realmente lutassem”? Essas e outras perguntas intrigantes não tinham respostas, até agora. 

Greg Erickson havia analisado ossos de um Triceratops e ficou surpreso ao ver que os ossos estavam cheios de ranhuras que se estendiam por todo o esqueleto, o que significa que outro animal havia se alimentado daquele triceratops. Mas quem? Usando massa odontológica ele tirou um molde do dente do misterioso predador. Resultado; o molde tinha a forma do dente de um terópode, mas precisamente, um T-rex. Então já sabemos que o T-rex se alimentou de triceratops, mas isso não quer dizer que ele o matou. O T-rex pode simplesmente ter encontrado a carcaça pelo chão e se alimentado, mas seria ele um carniceiro? Um dinossauro, que era na verdade uma máquina perfeita para matar, se alimentaria somente de carcaças? John Happ diz que não. Analisando outro fóssil de Triceratops, John percebeu que 1/3 do chifre estava faltando, e que havia uma cicatriz de mordida no dorso do dinossauro; seria feita por um T-rex? Novamente os dados o acusam e agora temos certeza de que um T-rex atacou um triceratops vivo, e que este sobreviveu até que o osso fosse cicatrizado.

Com base nessas provas sabemos que o T-rex não era carniceiro, ele atacou um triceratops vivo, e o triceratops sobreviveu muitos anos após essa luta. Mas qual a intensidade da mordida de um T-rex, para ser capaz de quebrar o chifre de um triceratops? Dave Payne e John Pennicott sabem nos responder. Eles são acostumados a fazer efeitos especiais para filmes como Tubarão, 007 e etc. e trabalhando com Biomecânica eles esperam reproduzir o estrago feito por uma mordida de T-rex. Eles tiraram a base pela mordida mais forte de hoje, a do crocodilo, que tem uma força de cerca de 1002 quilos ou 1 tonelada. Como o T-rex era bem maior e abrigava músculos grandes no maxilar, estimaram que a mordida estivesse em cerca de 4 toneladas. Para aguentar a força do impacto eles fizeram a réplica em aço puro, moldando dente por dente e sendo fiéis as proporções do fóssil, e como resultado, a réplica do maxilar do T-rex poderia quebrar um osso como o da perna de uma vaca facilmente, fragmentando-o em várias partes. Mas que tal usar a réplica ao máximo? O Maxilar poderia acabar com um Cooper ano 90! Mas a sua luta é com o Tricerátops. 


Outra pergunta é: Quem era o mais rápido? Continue Lendo...

Fotos: The truth about killer dinosaurs

4 comentários:

  1. Seguinte cara, essa luita aconteceu várias vezes. T.Rex vs. Triceratops era uma briga comum no cretáceo. Esse documentário do qual vc esta se baseando se chama a batalhja dos dinossauros (ep1). E de todo jeito, não é só dizer quem vencia ou n. As lutas tinham resultados diferentes. Certo que vários T.Rex morreram lutando contra triceratops, e vários triceratops morreram lutando contra tiranossauros. Sempre varia o resultado. No doc, eles analisam um, eu disse UMA luta no qual o triceratops sia vencedor, mas n significa q ele vencia sempre! E Vice-Versa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tirano Sauro Rex,

    Bom, me desculpe mas você se enganou. Estou me baseando no documentário "The truth about killer dinosaurs" da BBC, e ainda não terminei a postagem, portanto não disse quem vencia quem. Estou debatendo as habilidades dos dois dinossauros. Concordo que vários Tiranossauros lutaram com outros Tricerátops, e, se você ler atentamente verá que as conclusões vem de vários fósseis e não de um único fóssil. Continue acompanhando as postagens que você porderá entender melhor ok? Obrigado pela participação. ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu assistir esse documentário, e está incrível. Adorei especialmente a replica da boca de um tri-rex em aço, muito convicente, um trabalho fabuloso. Bela postagem, não lembro do resto, por isso vou ficar aguardando ansioso.

    ResponderExcluir
  4. Bonequinho Triceratops de papel, para imprimir e montar em casa.
    http://www.cubinhokids.com.br/triceratops

    ResponderExcluir