_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ouranossauro

A vela foi o detalhe marcante do Ouranossauro
© Thinosaurus

O Ouranosaurus foi uma invulgar iguanodonte que viveu durante o início do Cretáceo cerca de 110 milhões de anos atrás no que hoje é a África. O Ouranosaurus media cerca de 7 metros de comprimento e pesava cerca de 4 toneladas. Dois fósseis completos foram encontrados na Formação Echkar, depósitos Gadoufaouna, Agadez, e Níger , em 1966, e o animal foi nomeado em 1976 pelo paleontólogo francês Philippe Taquet. Acreditava-se que o Ouranosaurus tenha tido uma grande vela em suas costas, apoiada por longos e espessos espinhos , que se estenderam por toda as suas costas e na cauda, como o Espinossauro , um conhecido comedor de carne de dinossauros que viveu na mesma época, e os mais velhos Dimetrodons do Período Permiano.
© AVPH

Na verdade, espinhas altas não se assemelham aos da vela, como Dimetrodon. Os espinhos de suporte ficam mais finos, enquanto que em Ouranosaurus as espinhas realmente tornam-se mais espessas distalmente. Os espinhos também foram ligados por tendões, que enrijeceram as costas. Finalmente, os picos de comprimento da coluna sobre os membros anteriores. Todas estas características indicam que o dinossauro pode ter tido um surto, semelhante a de um bisão ou camelo , ao invés de uma vela. Poderia ter sido usado como fonte de nutrição durante a condições adversas.
© Animais Pré-históricos

A cabeça do ouranossauro era muito grande, com mandíbulas longas. Havia espaço para imensos músculos de mastigação. A frente do focinho era chata e larga, provavelmente coberta por um bico em forma de chifre. O ouranossauro se parecia com o hadrossaurídeo edmontossauro, que viveu no Canadá no período cretáceo tardio. Sobre os olhos havia um par de calombos baixos e largos, que só foram encontrados em ouranossauros. Não se sabe ao certo qual a finalidade desses calombos: se eram decorativos, como os chifres pequenos de certos antílopes; se eram usados pelos machos em combates de cabeçadas ou em defesa de seu território; ou se exerciam papel importante de reconhecimento grupal ou familiar. O ouranossauro tinha muitas características em comum com o iguanodonte e uma delas eram as mandíbulas que tinham muitos dentes.
© Brian Frankzac

O ouranossauro provavelmente era o maior devorador de plantas de sua era, na região ocidental da moderna África. Ele empregava um movimento interessante e complexo do crânio para acionar sua mandíbula superior. Essa forma de mastigar, também presente nos hipsilodontes e nos hadrossaurídeos, pode ter feito desses animais os mais bem-sucedidos devoradores de plantas da era mesozóica.
 © Animais Pré-históricos

Dados do dinossauro:

Nome científico: Ouranosaurus nigeriensis
Tamanho: 7 metros de comprimento
Peso: Cerca de 3 toneladas
Onde viveu: Norte da África
Quando viveu: Período Cretáceo
Dieta: Herbívoro

Fontes: Wikipédia, HowStuffWorks

Nenhum comentário:

Postar um comentário