_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ceratossauro

Ceraosaurus Nasicornis
© Wkipédia en.

O Ceratossauro, que significa "lagarto de chifre", em referência a elevação de seu nariz, foi um grande predador de dinossauros, encontrado na América do Norte , na Tanzânia e Portugal. Foi caracterizado por grandes mandíbulas com dentes, um chifre grande no focinho e um par de chifres sobre os olhos. Os membros dianteiros eram muito curtos. Os ossos do sacro e os ossos pélvicos foram fundidos. Uma fileira de pequenos espinhos estava presente no meio das costas.
© Gabriel Lio

O Ceratossauro viveu ao lado de dinossauros como Allosaurus , Torvossauro , Apatosaurus , Diplodocus , e Stegosaurus. Ele atingia comprimentos de 6 a 8 metros, possuía de 2,5 metros de altura e pesava entre 500 kg e uma tonelada. Foi menor do que o outros carnívoros de seu tempo e provavelmente ocupava um grupo distintamente separado deles. Fósseis do ceratossauro são visivelmente menos comuns do que os Allosaurus , mas isso não implica que o ceratossauro é mais raro.
© AVPH

Ele tinha um corpo mais flexível, com uma cauda parecida com a de um crocodilo . Isto sugere que foi melhor nadador do que o Allosaurus. Um estudo recente realizado por Bakker sugeriu que ceratossauro geralmente caçava presas aquáticas, como peixes e crocodilos, apesar de ter potencial para a alimentação de grandes dinossauros. O estudo também sugere que, por vezes, juvenis e adultos comeram juntos. Esta prova é discutível, e marcas de dentes do ceratossauro são muito comuns em grandes presas fósseis de dinossauros terrestres. Limpeza de cadáveres, os predadores mais pequenos, e depois os maiores também prováveis responsáveis por algumas das suas dietas.
© Harper Collins

Considerando o chifre nasal do ceratossauro, Marsh dizia de ser a "mais poderosa arma" para fins ofensivos e defensivos de ambos, e Gilmore concordou com esta análise. No entanto, esta interpretação é agora geralmente considerada improvável. Norman acreditava que o chifre era "provavelmente não para a proteção contra outros predadores", mas pode sim ter sido usado para combater intraespecíficamente entre Ceratossauros masculinos alegando direitos de reprodução.
© Mundo pré-histórico

O Ceratossauro foi um indivíduo de cerca de 5,3 m de comprimento, mas claro que esse animal não estava totalmente crescido. B. David Norman estimaram que o comprimento máximo de ceratossauro foi de 6 m. Um grande modelo especial do dino, descoberto em meados dos anos 60, pode ter sido de até 8,8 m de comprimento. Marsh sugeriru que o Ceratossauro pesava cerca da metade do que Allosaurus. Em dinossauros predadores do mundo, publicado em 1988, Gregory S. Paulo estimou que o Ceratosaurus nasicornis veio de um animal que pesa aproximadamente 524 kg. O grande fêmur da Pedreira de Cleveland-Lloyd represenva um maior e mais pesado individuo, cujo volume foi estimado por Paulo em cerca de 980 kg.
© AVPH

Este modelo foi atribuído mais tarde por James H. Madsen e Samuel P. Welles para a nova espécie Ceratosaurus dentisulcatus. O menor valor consideravelmente foi proposto por John Foster, especialista na Formação de Morrison, em 2007. Foster utilizou uma equação fornecida por JF Anderson e seus colegas para estimar a massa de comprimento do fêmur, o que rendeu um peso aproximado de 275 kg para C. magnicornis e 452 kg para C. dentisulcatus. O Ceratossauro ainda apareceu em filmes como Jurassic Park, e é famoso por causa do chifre que apresenta na ponta do focinho.
© Joe Tucciarone

Dados do dinossauro:

Nome científico: Ceratosaurus nasicornis
Tamanho: 6 metros de comprimento
Peso: Cerca de 1 tonelada
Onde viveu: África e América do Norte
Quando viveu: Jurássico
Dieta: Carnívoro

Fontes: 

3 comentários:

  1. Gostei da postagem, dinossauros são tão fantásticos que fico fascinado ao imaginar eles andado sobre a Terra.

    Animal em Risco
    (www.animalemrisco.blogspot.com)
    O Blog Selvagem!

    ResponderExcluir
  2. Cara,seu blog e o Blog do Ikessauro são bons pra caramba,mas eu não visitava muito bem seu blog antes para estudar,mas agora vou passar a estudar aqui também,vou até começar a seguir =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo !
      Pode ter certeza de que você terá ótimos conteúdos para estudo aqui.

      Abraço e aproveite o Blog :D

      Excluir