_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Basilosaurus

Basilosaurus (centro) e Dorudons (ao redor)
© Walking With Beasts

Basilosaurus é um cetáceo que viveu no Eoceno. Seus fósseis foram descobertos no sul dos Estados Unidos, e inicialmente acreditava ser algum tipo de monstro marinho , daí o sufixo - "saurus", mas posteriormente verificou-se que não era o caso. Os fósseis de pelo menos outras duas espécies deste taxon foram encontrados no Egito e Paquistão. O Basilosaurus média cerca de 18 metros de comprimento, e é acreditado para ter sido o maior animal que já viveu em sua época. É apresentado um grau sem precedentes de alongamento em comparação com as baleias modernas. Suas pequenas patas traseiras vestigiais têm sido um assunto de interesse para os paleontólogos.
© Nobu Tamura

O Basilosaurus era muito alongado. Ele conseguiu isso por meio de um alongamento de suas incomparáveis vértebras , e foi descrito como sendo o mais próximo que uma baleia nunca chegou a uma serpente. Acredita-se também por ter tido a locomoção incomum, em comparação com todos os outros cetáceos; tamanho semelhante lombar e caudal, vértebras sacrais, implica que Basilosaurus tenha se movido apenas na vertical. Ainda mais estranhamente, o paleontólogo Philip Gingerich teorizou que também pode ter se movido em uma forma horizontal, em certa medida, algo completamente desconhecido em cetáceos modernos. O esqueleto da cauda sugere que uma solha pequena provavelmente estivesse presente, que apenas teria ajudado o movimento vertical. A maioria das reconstruções mostram uma pequena nadadeira dorsal especulativa semelhante ao de uma baleia rorqual, mas outras reconstruções mostram uma crista dorsal.
Cópula dos Basilosaurus
© Walking With Beasts

As baleias também possuíam pequenos membros posteriores, o que claramente não pode ajudar na locomoção de um metro. A análise mostrou que os membros reduzidos só poderiam se mover entre duas posições. Eles aparecem semelhante as pernas reduzidas usadas como guias na hora da copulação. As vértebras de baleias parecem ter sido ocas. Isto implicaria que o Basilosaurus normalmente só funcionava em duas dimensões na superfície do mar, em comparação com as três dimensões, comum em outros cetáceos. 
© Pavel Riha

A julgar pela fraca musculatura axial e relativamente a espessura dos ossos do membros, acredita-se que o Basilosaurus não teria sido capaz de nadar ou mergulhar profundamente. Acredita-se também que as baleias primitivas eram incapazes de locomoção terrestre. O cérebro foi menor em comparação o das baleias atuais, acredita-se que, portanto, não teriam a capacidade social de baleias modernas.
© Daley Havard

Dados do réptil:

Nome científico: Basilosaurus
Tamanho: 19 metros de comprimento
Peso: Cerca de 35 a 40 toneladas
Onde viveu: América do norte e África
Quandfo viveu: Eoceno
Dieta: Carnívora 

Fontes: Wikipédia en.

Um comentário:

  1. Q blog mega max legal, e eu tive a honra de visitar, muito shou, d+ volto aqui todo dia!
    Eu tbm tenho 1 blog, mas o teu é melhor!

    ResponderExcluir