_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quinta-feira, 15 de julho de 2010

Triceratops e Torossauro, mesma espécie?

Comparação entre Triceratops (à esquerda) e Torossauro (à direita)
© Rárisson Jardiel

Pesquisadores da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, um dos principais centros americanos de paleontologia, garantem que a ciência errou, durante mais de 100 anos, na classificação de duas espécies de dinossauros. Desde o fim do século 19, acredita-se que os triceratopes e os torossauros eram dois tipos diferentes do grande lagarto. O primeiro ostentava dois grandes chifres no topo do crânio e um menor, no nariz, semelhante a um atual rinoceronte. Já o segundo exibia dois chifres menores e uma formação no topo do crânio em forma oval, parecendo duas enormes orelhas.
Foto ampliada do Torossauro
© BBC
 
Apesar das diferenças, os paleontólogos John Scannella e Jack Horner afirmaram, em artigo publicado ontem no periódico especializado Jornal de Paleontologia Vertebrada que eles, na verdade, eram o mesmo animal, em diferentes estágios de crescimento. De acordo com os cientistas, a confusão sobre o triceratopes e o torossauro é fácil de ser entendida, porque os dinossauros jovens não eram uma miniatura da versão adulta. Eles, de fato, tinham uma aparência muito diferente ao longo da vida, e seus crânios mudavam radicalmente quando estavam maduros. Estudos recentes revelaram alterações radicais no crânio de tiranossauros, entre outros animais da espécie que morreram há 65 milhões de anos na América do Norte.
 Foto ampliada do Triceratops
© Nestlé
Os paleontólogos ficam em desvantagem, porque não temos como ir a campo observar o triceratopes crescer, se transformando de um bebê em um adulto, lembram os autores, no estudo. Temos que formular a história baseados apenas nos fósseis. Para conseguir completar essa história, é preciso ter muitas amostras de vários indivíduos, representando diferentes estágios do crescimento, acrescentam. Sem levar em conta as mudanças morfológicas que ocorriam ao longo da vida, superestima-se a variedade dos dinossauros, produzindo uma visão irreal desses animais, sustentam os pesquisadores.
A idade está denominando a espécie, mas vai levar tempo para que a sociedade paleontológica aceite essa ideia. Triceratops acima.
© Raúl Martin

Para chegar à conclusão de que as duas espécies são, na verdade, a mesma, os cientistas estudaram profundamente diferentes fósseis ao longo de 10 anos. O projeto também incluiu a reconstrução do ecossistema do período Cretáceo, que terminou há cerca de 65 milhões de anos, quando houve uma extinção maciça de dinossauros. Como parte do estudo, os paleontólogos foram a campo e recolheram centenas de espécimes. Quase todos eram de triceratopes em diferentes estágios do crescimento. Alguns crânios pertenciam a indivíduos jovens e tinham o tamanho de uma bola de futebol. Os fósseis dos torossauros eram bem mais raros e nenhum sugeria pertencer a um jovem. Isso fez com que os pesquisadores concluíssem que, na verdade, o torossauro era o triceratopes na idade adulta.
 

2 comentários:

  1. O seu blog recebeu o selo Blog Amigable. Pegue-o em parkjurassico.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda tenho as minhas dúvidas sobre isso. estudos apontam que sim, mas ainda não se tem 100% de conclusão ainda. por enquanto eu vejo os dois como espécies diferentes.

    ResponderExcluir