_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


domingo, 4 de julho de 2010

Suchomimus

 © Luís Rey

O Suchomimus viveu durante o Período Cretáceo, cerca de 121 milhões de anos no que hoje é o Níger, no norte da África. O Suchomimus estava intimamente relacionado com o Espinossauro. Ele também tinha uma vela de pele em suas costas, não foi tão elevada como a do Espinossauro. Os paleontólogos acreditam que o Suchomimus também era um comedor de peixe. Ele tinha um focinho longo de 4 metros, que continha dentes pontiagudos e cortantes. Os dentes foram levemente angulados para trás, o que teria tornado difícil os peixes escaparem de sua boca. 
 © Scott Hartman

O Suchomimus tinha braços curtos e tinha três dedos em cada mão. "Os braços antes eram poderosos, e em um dedo de cada mão; uma foice cresceu como garra que possuía 30 centímetros de comprimento. A combinação desta garra e seu focinho de crocodilo, fez este dinossauro ideal para a pesca. Cientistas especulam que o Suchomimus pode ter sido capaz de nadar.
© Nobu Tamura

Diferentemente da maioria dos gigantes terópodes, o Suchomimus tinha um focinho muito comprido e baixo, e as maxilas estreitas com cerca de 100 dentes. A ponta do focinho foi ampliada e realizada uma roseta "de dentes mais longos. O animal é uma reminiscência dos crocodilianos que comem principalmente peixes, como o gharial , uma espécie de crocodilo de grandes dimensões com um longo e fino focinho, da região da Índia.
© Mineo Shiraishi

O Suchomimus foi colocado entre os espinossaurídeos, um grupo de grandes predador-catadores adaptados para a caça de peixes e com ossos mais fortes quando comparados com outros terópodes de porte semelhante, como o Tiranossauro rex. O Suchomimus era muito semelhante ao Baryonyx que também tinham fortes patas dianteiras e uma foice-curvada sobre a sua enorme garra do polegar. E, como o Baryonyx, a garra foi a primeira parte a ser notada pelos paleontólogos. Ele foi consideravelmente maior do que Baryonyx, mas alguns paleontólogos têm sugerido que o último poderia ter sido quase um dos primeiros jovens.
© Michael Skrepnick

Dados do dinossauro:

Nome científico: Suchomimus tenerensis
Tamanho: 11 metros de comprimento e 4,5 de altura
Peso: de 3 á 5 toneladas
Onde viveu: Norte da áfrica, Níger
Quando viveu: Período Cretáceo
Dieta: Carnívoro, piscívoro

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário