_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quarta-feira, 7 de julho de 2010

Prenocephale

© Dyscovery Channel

O Prenocephale tinha a cabeça em formato de ovo e seu nome significa algo como cabeça inclinada. O crânio desse dino possuía uma saliencia grossa nas laterais e tinha esporões que vinham de trás e seguiam até a frente. Eles davam ao bicho uma aparência bem assustadora e talvez servissem como defesa. Os olhos grandes nas laterais da cabeça permitiam ao prenocephale ver os predadores de longe. Além disso o olfato, que também ajudava a perceber quando algum perigo estava por perto. 
© Raúl Martín

O Prenocephale faz parte da família dos Paquicefalossauros. Essa turma de dinos tinha ossos grossos no topo da cabeça. Acredita-se que os machos lutavam dando golpes de cabeça contra cabeça, como os búfalos de hoje. Possivelmente os Prenocephales viviam em grupos de 3 ou mais componentes. Eles cudavam dos filhotes juntos e, como todo comedor de plantas, se separavam na hora de comer. Quando um deles avistava alguma ameaça, todos saíam correndo. Não se sabe ao certo o que esse dino comia, mais especula-se que ele talvez fosse onívoro, comesse plantas, pequenos animais, e insetos. Mas concerteza o seu forte fosse comer plantas, pois possuía um bico e pequenos dentes afiados.
Cranio detalhado do Prenocephale
© Godwana Studios

Os jovens prenocephales competem por diversão. Os crânio de 22 centímetros de espessura são feitos para bater, e suas espinhas são feitas para resistir aos golpes. Quando eles estivessem grandes, concerteza iriam disputar pela liderança do grupo. Devido o seu habitat ser repleto de predadores era bem difícil viver.
Acredita-se que era nesta posição que ele dava as cabeçadas
© Dyscovey Channel

Mas por ter uma formação forte, não era fácil enfrentá-lo, pois um golpe daqueles crânios poderia quebras a espinha de qualquer predador.
Paleontólogos encontraram os primeiros sinais desse dino no deserto de Gobi, na Mongólia, em 1974. Ele viveu também no Canadá e nos Estados Unidos. Ainda não se sabe muito sobre ele porque a quantidade de fósseis encontrados é muito pequena.
 Detalhes do Prenocephale, veja que ele possuía uma espécie de bico
© Rárisson Jradiel / Dino Planet

Tamanho do Prenocephale em relação ao Homem
© Dino Planet
Dados do dinossauro:

Nome científico: Prenocephale Prenes
Tamanho: 2,5 metros de comprimento e 1 de altura.
Peso: Cerca de 130 quilos.
Onde viveu: Mongólia, Canadá e nos Estados Unidos.
Quando viveu: Período Cretáceo.
Dieta: Onívoro

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário