_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


segunda-feira, 12 de julho de 2010

Exposição Geopark Araripe

 Quadro com espécies de Pterossauros

Hoje vou falar do Geopark Araripe, mas para primeiro começar-mos a falar temos que saber o que é um Geopark, e pela sorte que tenho o único no Brasil está aqui no Nordeste bem pertinho de onde moro. Então vamos lá, o que é um Geopark?
Réplica de dinossauro

" É um território com limites definidos e que possui sítios de grande valor científico cujos patrimônios socioeconômico, cultural, histórico, ambiental e geológico apresentam importância, raridade, riqueza em biodiversidade e contam a história da terra e conferem identidade ao lugar. Nesse território está localizado um determinado número de sítios geológicos e paleontológicos, selecionados conforme a relevância das suas características para a história da terra. Apesar do destaque principalmente relacionado ao patrimônio geológico, também se considerou a ocorrência de outros aspectos fundamentais relacionados à biodiversidade, história, cultura, arqueologia, dentre outros."

Quadros com desenhos de organismos fossilizados

Réplicas de Pterossauros, os mais abundantes na região

Pronto, tudo que precisamos saber para continuar a postagem. Os Geoparks tem grande valor para paleontologia porque nestes lugares a variedade de fósseis encontrados é surpreendente, em minha cidade Missão Velha-CE, é considerada uma floresta fossilizada, foram encontrados vários troncos petrificados de até 1 milhão de anos. Mas o Geopark Araripe não se limita a uma cidade apenas, mas todo o Cariri. Cidades como Crato, Juazeiro, Barbalha, Santana do Cariri e outras, tem grande variedade em achados fósseis. Quem diria que o Angaturama, primo do Espinossauro era Cearense? pois é, ele foi encontrado em Santana do Cariri, e na Chapada do Araripe, ambas são da mesma região. E essa união de estudos não só paleontológicos, mas também Geológicos, vem pesquisando e escavando as terras da Chapada em busca de novos achados.

Réplica de fósseis de alguns peixes e insetos


Fósseis reais de pequenos peixes, facilmente encontrados em calcário.

Essa semana a URCA (Universidade Regional do Cariri) vem promovendo uma exposição com todos estes recursos na cidade do Crato-CE, eles estão em um evento que vai do dia 11 ao dia 18 de julho, a Expocrato que é outra exposição, com festivais e comidas. Trabalham com leilões de animais bovinos, caprinos, equinos e etc. E como trazem várias atrações, a exposição do Geopark é uma delas, a entrada é de graça, e na exposição do Geopark eles trabalham com vídeos, réplicas e também uma área em que você pode divulgar sua paleoarte.

Eu na área de desenhos, desenhando um Velociraptor


 Renan e Flaviana ao meu lado, cursam Biologia na URCA e são instrutores ajudandes da exposição.

É claro que não fiquei de fora dessa e deixei um desenho meu lá feito na hora, mas para quem ainda não sabe desenhar, pode apenas pintar e se divertir com a região do Araripe detalhada em cada cidade, com suas riquezas geológicas, paleontológicas e arqueológicas. Vários quadros, pinturas, réplicas, maquetes e etc. Tudo isso você pode dispor com uma ótima equipe de instrutores ajudantes da URCA. Então é isso, vale bem apena visitar estas exposições e conhecer mais a Chapada do Araripe. Deixo um vídeo que gravei lá, mostrando a evolução do planeta, e no final do ano a sede do Geopark deve estar construída do Crato em frente a URCA. até mais pessoal.

Quadros que mostram a evolução dos continentes e do povoamento na Terra.
video 

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário