_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


terça-feira, 13 de julho de 2010

Angaturama

© Kabacchi

Angaturama limai foi um Spinosauridae de porte médio que viveu no cretáceo inferior, a 110 milhões de anos na Chapada do Araripe, mais especificamente em Santana do Cariri-CE. Caracteriza-se pelo focinho longo, patas posteriores impressionantemente bem desenvolvidas - que são as características da família - e por ter as narinas bem a frente dos olhos e uma protumberância, crista, na frente da cabeça, assim como nas aves. Provavelmente se alimentava de peixes, como o Barionix. Seus fósseis escassos impossibilitam uma medição exata de seu tamanho e peso. É notável que uma outra espécie, o Irritator, pode ser da mesma espécie do Angaturama. Nesse caso, o nome Irritator deverá prevalecer, por ter sido nomeado antes.
 © Avph

Como um dinossauro da família dos espinossaurídeos, possuia as características comuns a esses dinossauros: Cabeça longa, muito parecida com a de um crocodilo e braços grandes e fortes - algo incomum entre os terópodes. Não se sabe se ele possuía ou não uma vela nas costas, como a de seu parente Espinossauro, já que apenas foram descobertos ossos do crânio do animal. Possuia uma crista na ponta do crânio, e suas narinas ficavam exatamente a frente dos olhos, como nas aves. 
© Avph

Suas dimensões são muito dificeis de ser medidas, pois não há muitos fósseis disponíveis atualmente. Comparando o tamanho dos ossos já encontrados com o de outros espinosaurídeos, pode-se chegar a uma estimativa. Como os seus parentes, o Angaturama deveria ser piscívoro, no máximo alimentando-se de algum dinossaro pequeno ou de algum pterossauro. Assim como os outros espinossaurídeos, provavelmente não conseguiria derrubar uma grande presa, assim priorizando a dieta baseada em peixes. Hoje a espécie está em meio a uma discussão se é ou não o mesmo fóssil de um Irritator.
© Allan Patrick

Dados do dinossauro:

Nome científico: Angaturama limai.
Tamanho: Estima-se que sejam 5 metros de comprimento.
Peso: Cerca de 500 quilos.
Onde viveu: Ceará, Brasil.
Quando viveu: Período Cretáceo.
Dieta: Píscivoro, carnívoro.

Fontes: Wikipédia pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário