_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


terça-feira, 8 de junho de 2010

Mutaburrassauro

 © Brian Franczak

Os Mutaburrassauros eram herbívoros. Usavam o bico, sem dentes, para arrancar folhas das árvores. Depois, mastigavam com os dentes de trás da boca e mandavam o alimento para o seu grande estômago. O Mutaburrassauro era grande e podia andar com as duas patas traseiras, mas ficava boa parte do tempo sobre as quatro patas para não se cansar, como os iguanodontes. Provavelmente o Mutaburrassauro cuidava dos filhotes, levando comida e protegendo-os dos perigos, até que estivessem grandes e conseguissem se virar sozinhos.
 © Harper Collins

Essa espécie tinha um arco sobre o focinho comprido, entre a boca e os olhos. Não se sabe a função dessa saliência, mas talvez ajudasse no olfato ou servisse para ampliar os sons que ele emitia para se comunicar. Esse dino devia ter uma visão ampla. Assim via predadores de longe e fugia. Talvez contasse com um esporão duro e pontudo nos polegares, como os iguanodontes, que eram seus parentes.
© BBC

Mutaburrassauro quer dizer réptil de Muttaburra, não tem nada a ver com burros ou pouca inteligencia, apesar de que o Mutaburrassauro era inteligente, não como os raptores, mas como os dinossauros normais. Muttaburra é uma cidade da Austrália onde os fósseis desse dino foram encontrados em 1963. Os paleontólogos levaram anos para descobrir as características do bicho e ele só ganhou um nome em 1981.
© Ligia Duque

Dados do Dinossauro:

Nome científico: Muttaburrasaurus langdoni
Tamanho:Até 7 metros de comprimento e 2 metros de altura
Peso: Até 4 toneladas
Onde viveu: Na Austrália
Quando viveu: Período cretáceo
Dieta: Plantas, como folhas de samambaia.

Fontes: Recreio online

Nenhum comentário:

Postar um comentário