_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sábado, 22 de maio de 2010

Macroplata

 © Recreio online/ Blog Do Rárisson

O Macroplata era um plesiossauro que viveu no período jurássico, entre 205 milhões e 185 milhões de anos atrás, onde hoje é a Inglaterra. Tinha aproximadamente 5 metros de comprimento e pesava mais de 1 tonelada. Se alimentava de peixes, moluscos e outros animais marinhos, como invertebrados e répteis menores. As narinas do macroplata ficavam na parte de trás da cabeça, perto dos olhos. Além da respiração, elas tinham uma outra utilidade. O bicho deixava a água do mar entrar por sua boca e seguir para as narinas. Assim, ele sentia o cheiro dos seres que estavam nadando por perto e localizava presas. Depois a água saía pelas narinas.
© Dinosaurs

Para capturar sua comida, o Macroplata abria a boca cheia de dentes afiados e balançava o pescoço para cima e para baixo no meio de um cardume de peixes. Seu cardápio devia variar entre peixes e outros animais marinhos, como invertebrados e répteis. Os predadores do Macroplata eram, provavelmente, outros répteis ainda maiores que ele. Acredita-se que ele usava a visão para identificar o perigo. Se percebia alguma ameaça, mudava de direção e nadava para longe.
© M. Shiraishi

O Macroplata tinha o pescoço longo e a cauda pontuda. A cabeça era pequena comparada ao resto do corpo. Ele nadava com movimentos parecidos com os de uma tartaruga marinha, usando as suas quatro nadadeiras. Talvez ele pudesse se mover em terra, como as focas. Esse réptil colocava a cabeça fora da água para respirar. E, na época da reprodução, a fêmea saía da água e botava os ovos num buraco que escavava na areia. Apesar de ter vivido na mesma época dos dinos, o Macroplata não era um deles. Só os animais terrestres eram considerados dinossauros. Ele pertencia ao grupo dos plesiossauros, que eram os répteis marinhos.
© Nobu Tamura

Dados do Réptil:

Nome científico: Macroplata
Tamanho: Até 5 metros de comprimento
Peso: Cerca de 1 tonelada
Onde viveu: Na Inglaterra
Quando viveu: Período Jurássico
Dieta: Peixes, moluscos e animais marinhos menores.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário