_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quarta-feira, 5 de maio de 2010

A chapada do Araripe

Visão de uma parte da Chapada do Araripe
© Rárisson Jardiel

Existem dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar. O primeiro, oriundo do período cretáceo é rico em fósseis. Uma equipe do Museu Nacional já pesquisou o sítio arqueológico e descobriu diversas espécies de dinossauros, tais como o Santanaraptor placidus e o Angaturama limai. Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aquíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada. A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado.
 Chapada do Araripe vista do Crato
© Dihelson Mendonça

Flora da Chapada
© Rárisson Jardiel

A fauna é rica em aves, mamíferos, répteis e insetos. Na região, foi descoberta uma ave que corre risco de extinção, trata-se do soldadinho-do-araripe. Mas antigamente, essa região era coberta por grandes mares, local predileto dos pterossauros, e também favorável. A chapada do araripe é rica em fósseis de peixes e pterossauros. O Cearadactylus e o Anhanguera que é um bem famoso, (conhecido como Ornithoceirus), é também um dos maiores. Devido a toda essa diversidade, ela é muito visitada. E tem um Museu em Santana do Cariri, com fósseis e réplicas em tamanho real.
Fóssil de Anhanguera
© Wikipédia

O Arajara park, é um parque aquático todo conservado na cidade de Barbalha -CE, e tem consigo o samambaiaçu, uma espécie de planta do período cretáceo. Tem em sua formação uma enorme serra, ou a chapada. É um lindo lugar para se passa os finais de semana, aproveitando o luxo do serviço, como observando a exuberante fauna e flora da região. Tem vários hectares de terras, e um parque nacional preservado e protegido. Toda ou a maioria da chapada está localizada no Cariri- região do Ceará-; e como eu moro perto, não fico por fora de tudo isso. Moro em missão velha, um grande sítio arqueológico, mas a chapada está mais para os lados das cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato e Santana do Cariri.

 Fotos Parque Aquático Arajara
© Greice Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário