_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Therizinossauro

 © Todd Marshall

A primeira postagem especial de aniversário será sobre o Therizinossauro, que era um réptil muito curioso, e descobriremos porque no decorrer desta postagem. O Therizinossauro é um gênero de grande terópode dinossauro que viveu no final do Período Cretáceo. Foi um dos maiores e últimos representantes do seu grupo original, o Therizinosauria. Seus fósseis foram descobertos na Mongólia e foram inicialmente pensados para pertencer a uma tartaruga. Os primeiros fósseis de restos do Therizinossauro foram descobertos na década de 1940 por um conjunto Soviético de paleontólogos que encontraram vários fósseis na Formação Nemegt do sudoeste da Mongólia.
 © Gabriel Lio

A expedição descobriu várias garras gigantes que mediam até um metro de comprimento. Estes foram descritos pelo paleontólogo russo Evgeny Maleev em 1954, que pensaram que pertencia a uma grande tartaruga. No entanto, não se sabia que estas pertenciam a criatura até o início dos anos 1950, quando expedições desenterraram mais fósseis: vários conjuntos de garras e mais partes da frente e membros posteriores. Ao verificar posteriormente no norte da China, os paleontólogos puderam finalmente montar a estrutura geral do esqueleto do animal, que estava determinado a ser um dinossauro, e não uma tartaruga.
 © Dk 2001

© Craig Dylke

Embora os restos fósseis do Therizinossauro estão incompletos, as inferências podem ser feitas sobre as suas características físicas com base relacionadas aos therizinosaurideos. Como outros membros da sua família, o Therizinossauro provavelmente tinha um crânio pequeno em cima de um pescoço comprido, era bípede e possuía o corpo pesado. Seus membros dianteiros podem ter alcançado um comprimento de 2,5 metros de comprimento. Seus membros posteriores terminavam em quatro dedos de rolamento de peso, ao contrário de outros grupos de terópodes, em que o primeiro dedo foi reduzido a um dewclaw. Sem dúvidas a maior característica do Therizinossauro foi as suas enormes garras que podiam chegar a incríveis 1 metro de comprimento, e também há indícios de que ele deveria possuir penas no corpo. Diversos ovos de Therizinossauro foram encontrados fossilizados e demonstram claramente como seria o corpo deste estranho e belo animal.
 © Joe Tucciarone
 
Dados do Dinossauro:
 
Nome Científico: Therizinosaurus cheloniformis
Tamanho: até 10 m de comprimento e 4,6 m de altura
Peso: Cerca de 3,3 toneladas
Onde viveu: Ásia, Deserto de Gobi na Mongólia
Quando viveu: Cretáceo, entre 85 à 70 milhões de anos atrás
Dieta: herbívora

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário