_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Liopleurodon

 
© Ivan Stalio

O Liopleurodon, que é conhecido popularmente como Liopleurodonte é um dos maiores carnívoros que já habitou o oceano, sendo que haviam outros bem maiores que ele. Tinha quatro nadadeiras grandes que o tornava um nadador poderoso. Possuía uma boca enorme com 3 metros de comprimento e dentes que se assemelhavam à presas de elefante. Com cerca de 12 metros de comprimento ele nadava pelos mares caçando peixes e outros répteis menores que ele. Recentes estudos no crânio de um Liopleurodon mostraram que ele possuía um sentido direcionado de olfato, duas câmaras distintas no nariz agiam como um par de orelhas indicando com precisão a fonte de um odor, sendo isto um sistema sofisticado de rastreamento, semelhante ao Kronosaurus.
© Ghedoghedo

O Liopleurodon era um animal extremamente territorial, que comeria qualquer coisa que se movimenta-se; mas até mesmo esses gigantes marinhos tinham seus dias de caça, pois muitos desses animais, em suas travessias marítimas acabavam encalhando em praias e servindo de alimento para os carnívoros carniceiros terrestres da época.
© BBC

Seus fósseis são relativamente comuns e bem preservados em diversos depósitos marinhos ao longo da Europa. Os Liopleurodons pertenciam ao grupo dos pliossauros, que por sua vez eram um grupo de plesiossauros, que são um grupo de répteis que voltaram ao mar. Os Plesiossauros apareceram no período jurássico que rapidamente se dividiu em dois grupos principais: Cryptoclidus, e  Pliossauros como Liopleurodon.
Liopleurondon do documentário Walking with Dinosaurs
© BBC

Em 1999, Liopleurodon foi destaque em um episódio da série de televisão da BBC Walking with Dinosaurs. No programa, Liopleurodon foi retratado atacando e devorando o Eustreptospondylus, dinossauro terópode, antes de se tornar encalhado durante um tufão e sufocando-se sob seu próprio peso.
 
© Nobu Tamura

A representação do Liopleurodon pular para a terra a fim de capturar presas terrestres é totalmente especulativa, e os produtores do programa indicados no comentário para o lançamento do DVD da série, dizem que este comportamento foi inspirado pelo de orcas. O tamanho de Liopleurodon em Walking With Dinosaurs, que retrata um animal en de 25 metros, não é considerado para ser exato para qualquer espécie de Liopleurodon. Em seu Meg novela 2009: Hell's Aquarium, autor de ficção científica Steve Alten havia incluído um Liopleurodon na trama. Alten tomou várias liberdades criativas, como o anúncio comprimento do animal em 122 metros e representa a criatura com guelras.
Liopleurodon do Documentário
© BBC
Dados do Pliossauro:

Nome científico: Liopleurodon Ferox.
Tamanho: até 12 metros de comprimento.
Peso: Cerca de 3 Toneladas.
Onde viveu: Oceano Atlântico.
Quando viveu: Período Jurássico.
Dieta: Canívoro

Fontes: 

2 comentários:

  1. Desculpe, mas o Liopleurodon não foi e nunca vai ser o maior animal carnívoro que já existiu na Terra, pois não passava de 12 metros e 5 toneladas. Cara, 150 toneladas é muito peso para um réptil! Pesquise em fontes mais confiáveis do que Walking With Dinosaurs ou AVPH.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Henrique, obrigado pela observação. Realmente esse post estava com muitos erros. Qualquer coisa me comunique. Esse post é antigo, por isso tem texto do WWD e do AVPH, hoje eu estudo o tema e elaboro o texto, assim reúno informações de vários lugares. Obrigado,
    RárissonJ

    ResponderExcluir