_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Alossauro

 © Raúl Martín

O Alossauro  foi um tipo de dinossauro carnívoro e bípede, pertencente à família Allosauridae. Viveu no fim do período Jurássico em vários continentes. Media em torno de 9 metros de comprimento, podendo alcançar os 12 metros de acordo com alguns vestígios fósseis, pouco mais de 4,2 metros de altura e pesava entre 1,5 e 1,8 toneladas. Provavelmente o Alossauro foi o maior dinossauro carnívoro do período Jurássico. Ele se destacava também não só pelo tamanho e pela mandíbula cheia de dentes afiados, mas também pelas duas cristas sólidas da cabeça, cada uma acima e na frente de cada olho, que talvez fosse o traço distintivo do gênero.
 
Crânio do Alossauro. Atente para o relevo que está acima, no seu crânio.
© valley  anatomical

Dentre suas presas, estavam animais como o apatossauro, o estegossauro, etc. E segundo estudos acerca do animal, acredita-se que mesmo com o tamanho imenso o alossauro seria um animal ágil e perigoso, que costumaria caçar em bandos. Uma prova interessante acerca do instinto predatorial do alossauro talvez seja a da descoberta de mordidas de alossauros na cauda fóssil de um apatossauro, que deixa a impressão de que o alossauro mordeu sua cauda (que por coincidência é a principal defesa do apatossauro) com uma força intensa.

O vídeo acima mostra como era a estratégia de caça dos Alossauros.
Obs: o vídeo não é dublado

A história conta que pesados herbívoros estavam na água arrancando as folhas das árvores quando dois Alossauros avançaram sobre eles rapidamente. Um dos Alossauros fincou seus dentes afiados na cauda de um desses herbívoros, que sem conseguir fugir, caiu de lado, afundando pela metade no lodo do rio. Apareceu então o outro Alossauro, e o destino daquele herbívoro foi selado. Os dois mataram-no e comeram a vontade, deixando para trás o cadáver sangrento. 
Alossauro atacando estegossauro
© Dk 2001

Esta cena pôde ser reconstituída através de um achado nos EUA, onde nítidas marcas de dentes de um Alossauro foram encontradas nos ossos fossilizados da cauda de um Apatossauro, que deveria ter sido arrancada com extrema violência. Além disso, no mesmo local foram encontrados alguns dentes de Alossauro. Este achado mostra que o Alossauro caçava em bandos e não se alimentava só de carniça, pois se o Apatossauro já estivesse morto, ele não precisaria tê-lo mordido tão ferozmente.
 
© Joe Tucciarone


Dados do dinossauro:

Nome científico: Allosaurus fragilis.
Tamanho: 9 à 12 metros de comprimento e 4,2 de altura.
Peso: 1,5 à 1,8 toneladas.
Onde viveu: América do Norte, e Portugal.
Quando viveu: Período Jurássico.
Dieta: Carnívoro.

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário