_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Velociraptor, o caçador perfeito

Velociraptor do documentário perseguindo presa
© BBC

Olá pessoal hoje estou com uma nova curiosidade para compartilhar com vocês. Essa semana a BBC apresentou um documentário  sobre o Velociraptor chamado: "The truth about killer dinosaurs" ( A verdade sobre os dinossauros ), e estudavam detalhadamente cada parte do Velociraptor. Então vou escrever aqui nesta postagem todo o conteúdo do documentário. Vamos lá!
Detalhe do esqueleto do Velociraptor
© Frederik Spindler

Os cientistas implicavam para o fato de um predador tão pequeno ser tão fatal pois, vários fósseis de Protoceratops e outros dinos achados no deserto da Mongólia, tinham impressões de dentes e arranhões do Velociraptor. Muitas pessoas ainda encaram o velociraptor como aquele dino de 1,5 metros de altura, extremamente esperto e agressivo que foi apresentado no filme Jurassic Park de Steven Spilberg, o fato é que na época da criação do filme, Spilberg se fascinou quando viu a garra o velociraptor e o colocou como o vilão do filme, mas acontece que na verdade o velociraptor era pouco maior que um peru, desses que comemos no natal. Mas apesar de seu tamanho ele tinha suas vantagens.
Tamanho do Velociraptor em relação ao homem
© Marmelad

No seu dedão havia uma garra de 15 cm aproximadamente em forma de foice. Os cientistas então fizeram um teste: criaram uma réplica móvel da perna do velociraptor, tentando representar a força que perna do Velociraptor tinha pois, eles acreditavam que o velociraptor era capaz de estripar suas presas. O primeiro teste foi feito com um pedaço de carmuça, resultado: a garra estripou o tecido, mas é óbvio que a pele de um dinossauro como o protoceratops fosse como um simples pedaço de carmuça. Então um segundo teste foi feito e o resultado foi surpreendente. Eles substituíram a carmuça por um pedaço de carne de porco bem dura. A garra não estripou mas prefurou e prendeu a carne, e assim eles tiraram a conclusão de que o Velociraptor não estripava suas presas, mas atacava-as em pontos vitais como o pescoço.
Luta entre Velociraptor e Protoceratops
© Raúl Martín

Os cientistas poderam concluir esta hipótese a partir de um fóssil que foi descoberto em 1971 na mongólia, uma luta entre um protoceratops e um velociraptor, eles viram que enquanto o velociraptor atacava o pescoço do Protoceratops, o protoceratops mordia o braço do Velociraptor. Outro detalhe são os dentes do velociraptor que é curvado e serrilhado, perfeito para arrancar a carne da vítima. Alguns cientistas supõem que o Velociraptor tinha penas, mas para que essas penas serviam? Assim como nos pássaros, elas poderiam servir para aquecer ou dar equilíbrio numa corrida, pois o próprio nome do velociraptor já diz que ele foi um "ladrão veloz". A cauda do velociraptoor podia servir como contra peso para fazer uma curva assim como nos guepardos e as penas para mudar a direção em alta velocidade sem perder o equilíbrio, como acontece com os avestruzes. Resumindo tudo, o velociraptor seria um caçador perfeito, pois ele era ágil, forte e com armas letais e ao mesmo tempo naturais.
Bando de Velociraptors se alimentando de restos de um Protoceratops
© BBC

Bom gente essa é a parte do velociraptor, em outra postagem eu trago a continuação deste documentário e se eu achar os vídeos eles virão para o Blog. Até mais.

Um comentário: