_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Zuniceratops


 © Daz 3D

O Zuniceratops parece ter tido mais ou menos 3,5 metros de comprimento e um metro de altura nos quadris. Ele provavelmente pesava cerca de 100 á 150 kg. É o ceratopsídeo mais antigo conhecido á ter chifres sobrancelha e ceratopsídeo mais antigo conhecido da América do Norte. Este conjunto de chifres é pensado para ter crescido muito mais de acordo com a idade do animal.

 © Animais Pré-históricos

O Zuniceratops é um exemplo da transição evolutiva entre ceratópodes cedo e mais tarde, ceratópsios maiores que tinha chifres muito grandes e babados. Isto suporta a teoria de que a linhagem dos dinossauros ceratopsídeos pode ter sido de origem norte-americana. Embora o espécime descoberto pela primeira vez tinha dentes unirradiculares (incomum para ceratópsídeos), mais tarde fósseis tinham o dobro de raízes dos dentes. Esta é uma evidência de que os dentes se tornaram duplos enraizados com a idade. O Zuniceratops era um herbívoro como outros ceratópsídeos e provavelmente era um animal que também vivia em grupos.

© Dinosaurs

O Zuniceratops foi descoberto em 1996, por Christopher James Wolfe, filho do paleontólogo Douglas G. Wolfe, no Hill Moreno formação no Centro-Oeste do Novo México. Um crânio e os ossos de vários indivíduos foram encontrados. Mais recentemente, um osso, que se acredita ser uma esquamosal, desde então tem sido encontrado para ser uma bacia de um Nothronychus.

 © Todd Marshall

Dados do Dino:

Nome científico: Zuniceratops christopheri
Tamanho: De 3,5 á 4 metros de comprimento
Peso: Cerca de 2 toneladas
Onde viveu: América do Norte
Quando viveu: Período Cretáceo
Dieta: Herbívoro

              AVPH

Nenhum comentário:

Postar um comentário