_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Nothossauro


© DK 2001

O mais conhecido notossauro é o Nothosaurus. Ele tinha um focinho longo e estreito e dentes semelhantes a presas. Dentes pequenos estavam alinhados por toda a extensão da maxila. Oitos espécies de notossauros foram encontradas na Europa e no Oriente Médio. No início do Triássico, uma elevação do nível dos mares permitiu ao Nothossauro invadir mares rasos onde hoje está Israel. Novas espécies de Nothossauros ali evoluíram, incluindo espécies anãs exclusivas.

© Jhon Blindon

O Nothosaurus era um semi-animal oceânico que provavelmente tinha um estilo de vida semelhante à dos pinípedes de hoje. Tinha cerca de 4 metros, os pés com membranas e, possivelmente, uma barbatana em sua cauda. Quando a natação, o Nothossauro usaria sua cauda, pernas e pés com membranas para impulsionar e conduzi-lo através da água. O crânio foi amplo e plano, com alinhados dentes de agulha, provavelmente capturava peixes e outras criaturas marinhas.

© M. Shiraishi

O Nothossauro caçava infiltrando-se lentamente no meio de suas presas, como cardumes de peixes pequenos, em seguida, colocava em uma explosão de última hora velocidade. Uma vez capturados, alguns animais seriam capazes de agitar-se livre da boca do Notossauro. Em muitos aspectos, a sua estrutura corporal semelhante a dos plesiossauros não foi tão bem adaptada a um ambiente aquático. É no entanto, que um ramo da Nothosauria podem ter evoluído plesiossauros como o Liopleurodon e o Cryptoclidus de pescoço longo.

© Nobu Tamura

Dados do Réptil:

Nome científico: Nothosaurus
Tamanho: 1 m à 3 m de comprimento
Onde viveu: Europa e Oriente Médio
Quando viveu: Período Triássico
Dieta: Peixes

Um comentário: