_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Iguanodonte


 © Nestlé

Comparando o tamanho de seu crânio com o do corpo, os cientistas acreditam que o iguanodonte devia ter um inteligência mediana. Os olhos nas laterais da cabeça ajudavam a perceber a aproximação de qualquer ameaça. Daí, provavelmente eles emitiam um som de alerta para que toda a turma corresse.  Muitos fósseis de Iguanodonte foram encontrados juntos. Por isso os cientistas acreditam que eles andavam em grandes bandos. Como vários outros dinos, os Iguanodontes deviam ser ótimos pais, que cuidavam dos filhotes até que pudessem se alimentar e se defender sozinhos. Folhas, samambaias e ramos eram a comida favorita do Iguanodonte. Ele tinha um bico afiado que era muito útil para cortar plantas. Na hora de mastigar, entravam em ação os 100 dentes que ficavam todos nas bochechas! Seu nome significa algo como "dentes de iguana".

© Dk 2003

As patas da frente tinham cinbco dedos a cada polegar era equipado  com um esporão duro e pontudo, usado para se defender dos inimigos. As patas de trás tinham três dedos, como as das aves atuais. Com a descoberta dos primeiros fósseis de Iguanodonte, os cientistas tentaram montar o esqueleto do animal. No começo eles pensaram que o esporão das patas dianteiras fosse um chifre e ficasse na ponta do focinho. Depois os paleontólogos chegaram a conclusão de que o bicho era diferente e colocaram o esporão no lugar certo.

 © Harper Colins
 

O Iguanodonte andava sobre quatro patas, mas também corria se equílibrando só nas pernas traseiras. Estudando o tamanho das pernas, o peso e as pegadas do animal, os cientistas calcularam que ele atingia até 20 quilômetros por hora nas corridas. O Iguanodonte ganhou o nome e foi descrito pela primeira vez em 1825, pelo inglês Gideon Mantell. Antes, outros pesquisadores estudaram os fósseis desse dino, mas acharam que estavam diante de ossos de um bicho parente do rinoceronte. Só em 1878 vários esqueletos completos foram encontrados e ficou provado que o Iguanodonte fazia parte de uma turma muito especial de répteis: Os dinossauros.


Iguanodonte a beira de um rio

Dados do Dino:

Nome científíco: Iguanodon Bernissartensis.
Tamanho: 9 metros de comprimento e 5 de altura.
Peso: Cerca de 5 toneladas.
Onde viveu: Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Norte da áfrica, e nos EUA.
Quando viveu: Período Cretáceo.
Dieta: Herbívoro.

Fontes: Recreio Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário