_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Camarassauro

© Raúl Martín
Grupo de Camarassauros

O Camarassauro foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico. Media cerca de 15 metros de comprimento e pesava cerca de 19 toneladas. O nome camarassauro ("lagarto câmara", como visto anteriormente) é em virtude das câmaras de ar que este dinossauros possuía em suas vértebras e que, provavelmente, serviam para reduzir seu peso. Os camarassauros conseguiam erguer-se facilmente sobre as pernas traseiras atingindo uma altura de quase 10 metros, eles faziam isso para comer as folhas das árvores mais altas e/ou as folhas das copas das árvores. Segundo alguns estudiosos, para se defender os camarassauros usavam as patas dianteiras, dotadas de garras, e o seu longo rabo. O camarassauro viveu na América doNorte, embora existem fortes vestígios de que também tenha vivido na Europa.
© James Gurney
Detalhe do corpo do Camarassauro

Cada pé gigante deu cinco dedos, com o dedo do interior com uma garra grande afiado para a auto-defesa. Como a maioria dos saurópodes, as pernas da frente eram mais curtas do que as patas traseiras, mas a posição elevada dos ombros, teria sido pequeno declive na parte traseira. Em alguns saurópodes, houve ausência das projeções de cada vértebra, mas a ausência de tais estruturas da coluna vertebral de Camarasaurus sugere que não foi capaz de elevar-se sobre as patas traseiras.
© Dmitry Bogdanov
Grupo de Camarassauros correndo de um possível ataque predador

As vértebras foram, no entanto especializadas. Servindo ao propósito de peso de poupança, como visto em muitos saurópodes mais tarde, algumas das vértebras foram escavadas. Esse recurso pode ter contribuído para o nome de "lagarto com câmaras". Como um elefante moderno, o Camarasaurus parece ter tido uma cunha do tecido esponjoso na base do calcanhar, para suportar o peso de uma criatura tão grande. O pescoço e o contra-balanceamento da cauda eram mais curtos do que o habitual para um saurópode deste tamanho. O Camarasaurus, novamente como alguns outros saurópodes, tinha um alargamento da medula espinhal perto do quadril. Paleontólogos acreditavam inicialmente que existia um cérebro segundo, talvez necessário para coordenar uma criatura tão grande.
© Dk
Detalhe do corpo do Camarassauro

Dados do Saurópode:

Nome científico: Camarasaurus supremos, C. grandis, C. lentos, C. alenquerensis e C. lewisi
Tamanho: 15 metros de comprimento
Peso: Cerca de 20 toneladas
Onde viveu: América do Norte
Quando viveu: Jurássico
Dieta: Herbívoro

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário