_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Anquilossauro

© Raúl Martin

Em comparação com os animais terrestres modernos, o adulto Anquilossauro era muito grande. Alguns cientistas estimam que um comprimento de 9 metros. Outra reconstrução sugere um tamanho significativamente menor, em 6,25 metros de comprimento, até 1,5 m de largura e cerca de 1,7 metros de altura no quadril. O Anquilossauro pode ter pesado mais de 6.000 kg. A forma do corpo foi rebaixado e bastante amplo. O Anquilossauro era quadrúpede, com os membros posteriores mais tempo do que os anteriores.
© Mariana Ruiz Vilarreal

O Anquilossauro provavelmente tinha cinco dedos em cada pé. O crânio foi baixo e de formato triangular, mais largo do que era há muito tempo. As maiores medidas do crânio eram 64,5 centímetros de comprimento e 74,5 cm de largura. Como outros anquilossauros, o Anquilossauro foi herbívoro, com dentes pequenos, em forma adequada para cortar a vegetação. Estes dentes foram menores, em relação ao tamanho do corpo, do que em qualquer outra espécie. Os Anquilossauros não partilhavam as características do dinossauros contemporâneos como ceratopsídeos e hadrossaurídeos, indicando que muito pouca mastigação ocorreu. Ossos do crânio e outras partes do corpo foram fundidas para aumentar a sua força.
© barnum brown
Detalhe de como era a armadura do Anquilossauro.

A característica mais evidente do Anquilossauro é a sua armadura, que consiste em botões enormes e placas de osso, conhecidas como osteodermos ou escudos, encaixados na pele. Osteodermos também são encontrados na pele de jacarés, tatus e alguns lagartos. O osso foi provavelmente coberto por uma camada resistente, com queratina. Estes osteodermos variaram muito de tamanho, de largura, placas planas de pequenos nódulos, redondos. As placas foram alinhadas em linhas regulares horizontais abaixo do pescoço do animal, costas e quadris, com muitos nódulos menores para proteger as áreas entre as placas de grandes dimensões. Placas menores podem ter sido arranjadas nos membros e na cauda.
© Joe Tucciarone

Comparado com o Euplocéfalo ligeiramente mais antigo , as placas do Anquilossauro estavam em textura lisa, sem as quilhas altas encontradas na armadura do Edmontonia contemporâneo. Uma linha de apartamento, pregos triangular pode ter se projetado lateralmente ao longo de cada lado da cauda. O único ponto fraco de qualquer dinossauro da classe anquilossauria seria a barriga pois era a única camada simples sem armadura de seu corpo.
© Todd Marshall

Dados do Dino:

Nome científico: Ankilosaurus magniventris
Tamanho: 10 metros de comprimento
Peso: Cerca de 7 toneladas
Onde viveu: América do Norte
Quando viveu: Cretáceo
Dieta: Herbívoro

Fontes: Wikipédia Ing
               AVPH

Nenhum comentário:

Postar um comentário