_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Tylosaurus

 
© Dinowebstek

O Tilossauro foi um mosassauro que viveu no príodo Cretáceo, e para quem não sabe o que são mosassauros eu vou explicar. Mosassauros foram grandes lagartos marinhos que dominaram os mares continentais do período Cretáceo. Aparentados a lagartos terrestres como o "Lagarto monitor" e o "Gila monstro", os mais antigos mosassauros foram anfíbios predadores com aproximadamente 1 m de comprimento. Mosassauros posteriores cresceram até 15 m de comprimento e estavam dentre os mais terríveis predadores marinhos de todos os tempos. Com dentes grandes e cônicos e maxilas possantes, eles predavam peixes grandes, tartarugas e plesiosauros. Alguns mosassauros desenvolveram dentes arredondados capazes de esmagar e , provavelmente, comiam moluscos e conchas, tais como os amonites. Devido ao seu tamanho e à sua adaptação à vida na água, é improvavél que mosassauros posteriores pudessem se mover em terra. E as fêmeas provavelmente tinham seus filhotes no mar.

© Dino posters

O Tilossauro foi um mosassauro gigante com um crânio alongado, que foi parte de um grupo de mosassauros chamados rusellessaurídeos. Uma das suas características mais distintivas dos Tilossauros foi a extremidade óssea dura do seu focinho. O Tilossauro deveria usá-lo como uma arma de impacto para atordoar a presa. Alguns espécimes foram encontrados com o focinho danificado, o que sugere que tal comportamento acontecia. Entretanto, a extremidade do focinho não era feita de osso sólido, porque ela deveria ser, provavelmente, mais frágil do que parece.

© Michael Skrepnick

Mosassauros como o Tilossauro desenvolveram barbatanas esguias nos braços e pernas a partir dos seus ancestrais terrestres. Ossos extras dos dedos fizeram as barbatanas mais longas. Mosassauros provavelmente se moviam com sua cauda flexível e longa batendo de um lado para outro enquanto nadavam, um método chamado de gingado, e manobravam com suas barbatanas. Longos espinhos ósseos nas vertebras da cauda mostram que ela era comprida mas uito estreita na largura.

© Todd Marshall

Dados do Mosassauro:

Nome científico: Tylosaurus.
Tamanho: 11 metros de comprimento.
Peso: Cerca de 2 toneladas
Onde viveu: América do Norte, Japão.
Quando viveu: Período Cretáceo superior.
Dieta: Carnívoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário