_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Shonissauro


© Dinozauri


 O Shonissauro existiu na época dos dinos, mas não era um dinossauro porque vivia na água e os dinossauros eram animais terrestres. Ele é um dos maiores répteis marinhos conhecidos pois chegava a 15 metros de comprimento e pesava até 40 toneladas, era peso para não acabar mais... o Shonissauro recebeu esse nome esquisitão porque vários fósseis desse réptil foram encontrados na região das montanhas Shoshone, que ficam no estado de Nevada, nos Estados Unidos.

© Ron Garrett


O Shonissauro vivia em oceanos e não em rios ou lagos, mas tinha de subir a superfície para respirar, como é o caso das atuais baleias. Para facilitar, as narinas ficavam na parte mais alta do focinho. Ele não podia viver fora da água porque seus ossos eram muito fracos para suportar seu peso em terra firme, o que era meio complicado, não podia sair para fora da água mas também não podia ficar muito tempo dentro, então ele passava o dia todo se alimentando e subindo e descendo para tomar fôlego. A descoberta de vários fósseis desses bichos juntos indica que ele viviam em grupos e talvez viajassem pelos oceanos. O Shonissauro comia peixes e lulas. Para capturar suas presas, contava com o focinho comprido e os dentes longos, que ficavam na parte da frente da boca. Ele tinha ainda uma ótima visão, mesmo durante a noite. E para completar o Shonissauro deve ter sido um dos melhores nadadores do passado.

© Todd Marshall


Seu movimento na água provavelmente lembrava o dos tubarões mais rápidos que existem hoje em dia. Acredita-se que ele atingia a velocidade de até 40 quilômetros por hora, então não duvide do peso do Shonissauro ele era grandão mas talvez também tenha sido um dos mais rápidos. Em vez de botar ovos na areia e longe da água, como faziam outros répteis, o Shonissauro tinha seus filhotes no mar. Esse comportamento é parecido com o das baleias. Os pesquisadores descobriram isso depois de encontrar fósseis com esqueletos de bichos mais jovens dentro deles. Os bebês já nasciam prontos para nadar. Outra hipótese é que eles poderiam ser canibais e comessem seus filhotes.

© Walter Mayers


Dados do Shonissauro:

Nome Científico: Shonisaurus
Tamanho: 15 metros de comprimento
Peso: 40 toneladas
Onde Viveu: Nevada, EUA
Quando Viveu: Período Triássico
Dieta: Peixes e moluscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário