_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


terça-feira, 3 de novembro de 2009

O que são dinossauros?


Tyrannosaurus Rex 
© Robert F. Walters

A era mesozóica é comumente chamada de " A era dos Dinossauros ", por que, por mais de 150 milhões de anos, um grupo único muito diversificado de répteis dominou a vida na Terra. E estes seres foram os dinossauros que o nome significa " lagarto terrível", o que não era muito certo, pois muitos dinossauros eram dóceis e só atacavam para se defender, em outros casos seria certo chamá-los de terríveis, pois haviam dinossauros que eram verdadeiras máquinas de matar. Os primeiros dinossauros foram, provavelmente, caçadores bípedes menores que um cão, mas que logo se desenvolveriam em enormes e "térriveis" répteis, e se espalhariam por todo o mundo.

 Ornitosuchus foi um dos primeiros répteis
© Animais da pré-história

Os paleontólogos podem diferenciar dinossauros de animais fósseis por detalhes nos ossos do seu crânio, ombros, vértebras, mãos, cintura e membros posteriores. Esses mostram que os dinossauros andavam eretos e sobre os dedos, não plantígrados como os ursos. Sem espécimes vivos para estudar, não podemos saber ao certo como funcionavam os seus corpos, mas eram quase certamente de sangue quente. As pequenas espécies, provavelmente, geravam calor interno como as aves e os mamíferos o fazem. As grandes espécies eram muito volumosas para esfriarem á noite. Nenhuma espécie tornava-se inerte no frio, como os répteis comuns, mas os dinossauros estavam sempre prontos para buscar comida ou encontrar um parceiro.
Fóssil de Allosaurus
©  lusodinos

Todos os dinossauros pertenciam a um de dois grupos: os saurísquios e os ornítisquios. Os ornítisquios tinham ossos púbicos apontados para trás, similares aos de uma ave. Todos os ornítisquios eram herbívoros e eram divididos em três grupos principais: os tireóforos, que eram dinossauros quadrúpedes com armadura; os marginocéfalos tinham adornos ou chifres ósseos; e os ornitopodes eram herbívoros bípedes. Muitos dinossauros saurísquios tinham um par de ossos púbicos voltados para a frente, como em um lagarto, mas em alguns desses ossos apontavam para trás. Esses dinossauros incliíam os sempre gigantescos sauropodomorphos e os terópodes, que eram, principalmente, carnívoros. Todos tendiam a ter pescoços longos, mão voltadas para a lateral e o segundo dedo da mão também longo. Os terópodes saurísquios, não os ornitísquios deram origem ás aves.

Amagasaurus, saurópode saurísquio 
© animais pré-históricos


Texto: Rárisson

Um comentário:

  1. Cara o problema não ta na seção parceceiros, ja tive reclamações sobre isso algumas vezes, o defeito ta no visualizador, voce deve ter aberto meu blog com o internet explorer, que la nao funciona, tente abrir com o firefox, que vai dar certo. Abraços, Mika.
    Qualquer problema me comunique!

    ResponderExcluir