_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


domingo, 1 de novembro de 2009

Cinognato



O Cnognato foi um terrível predador de sua época, também conhecido por comprognato, esta criatura peluda e atarraca media 2 metros de comprimento e viveu no período Triássico, época em que surgiram os primeiros répteis. O Cinognato era um elo entre os mamíferos e os répteis, e muitos paleontologos acreditam que ele poderia ter dado origem aos dinossauros, uma hipótese que possívelmente já foi descartada. Ele pesava mais ou menos 125 quilos, com o corpo coberto de pelos, o que permitia que sobrevivesse ao clima extremamente frio daquela época.


Ele viveu a 30 milhões de anos antes dos grandes dinossauros, no período Triássico. Ele podia caminhar tranquilamente pela floresta á procura de suas presas, pois era peludo e podia ser camuflado com a vegetação, igual à alguns mamíferos atuais, e a temperatura de seu corpo não variava de acordo com o ambiente, como acontece com os atuais répteis. Os Cinognatos viveram na áfrica do sul e eram interessantes membros da família dos répteis mamíferos.


Carnívoro e violento, ele atacava suas vítimas de emboscada. Antes que elas pudessem se proteger ele já estava mostrando seus enormes dentes caninos, alongado como os de cães, desferindo sobre sua presa. Ele tinha uma cauda larga e forte e seu esqueleto era bastante leve. Lembrava levemente um cachorro grande e forte, tanto que seu nome significa "queixo de cão". Com os tempos o clima foi esquentando e ficando mais agradavél, e os Cinognatos foram dando lugar aos primeiros dinossauros, até serem extintos completamente. Pode-se afirmar que eles são os parentes mais antigos dos dinossauros.

© Nobu Tamura

Dados do Mamífero:

Nome científico: Cynognathus.
Tamanho: 2 metros de comprimento.
Peso: Cerca de 125 quilos.
Onde viveu: Na África do Sul.
Quando viveu: No período Triássico.
Dieta: Carnívoro.

Imagens de Avph

Um comentário: