_

Photobucket

ATENÇÃO PARCEIROS! Houve um problema com a hospedagem do meu banner. Peço por favor que o atualize em seu blog. Obrigado!


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Braquiossauro

© Raúl Martin
Detalhes de como era o Braquiossauro
  
O Braquiossauro cujo nome significa "Braço de lagarto", dado os seus membros anteriores  serem maiores que os posteriores, era um género de dinossauros saurópode que viveu durante o fim do período Jurássico. Seu pescoço tinha 10 metros e ele tinha mais de 15 metros de altura, 25 metros de comprimento, e chegava a pesar 115 toneladas. Sua característica marcante era uma parte elevada de seu crânio, que fazia tipo uma crista em sua cabeça, o que de fato o tornava semelhante ao Giraffatitan. O primeiro Braquiossauro foi descoberto em 1900 no Colorado, EUA, mas também viveu na área onde se localiza hoje a Argélia e a Tunísia, há aproximadamente 144 milhões de anos, durante o período Jurássico. Esse animal provavelmente não poderia erguer-se nas patas traseiras como mostra o filme "Jurassic Park", pois elas eram mais curtas que as dianteiras. Mesmo assim sua altura lhe permitia, sem esforço, comer as copas das árvores, que era sua atividade principal.
© Brian Franczak
Tamanho do Braquiossauro em relação as árvores

O Braquiossauro passava a maior parte do dia comendo folhas de suas árvores prediletas como as coníferas , cicadáceas e ginkgoáceas. Algumas estimativas, baseadas em modelos reconstruídos com ossos e musculatura calculada, situavam o seu peso entre 32 toneladas a 37 toneladas .Contudo estudos demonstam que este animal podia chegar a pesar mais de 70 toneladas. Durante muito tempo julgou-se ser este o maior dinossauro a ter existido. Porém sabe-se agora que vários titanossauros, como o Argentinossauro por exemplo, eram maiores que o Braquiossauro. Recentemente foram descobertos outros tipos de Braquiossauros sendo eles o Superssauro e o Ultrassauro, o maior de todos os dinossauros encontrados. Calcula-se que, para abastecer seu corpanzil, comia mais ou menos 2 toneladas de plantas por dia. Apesar do grande peso, podia desenvolver uma velocidade de aproximadamente 20 km/h e com certeza a terra devia tremer.
© Gregory S. Paul
Braquiossauros passeando pela floresta

Como as narinas desse enorme saurópode ficavam no alto da cabeça, muitos cientistas acreditavam que ele vivia na água, comendo plantas aquáticas no fundo de lagos e rios. Nesse caso seu corpo ficaria debaixo da água e de vez em quando aparecia a pequena cabeça com as narinas através das quais ele respirava. Mas essa teoria foi superada, pois sabe-se que seus pulmões não teriam suportado a pressão da água.
© Joe Tucciarone

Dados do Dinossauro:

Nome Científico: Brachiossaurus brancai, Brachiosaurus altithorax
Tamanho: 25 metros de comprimento e 15 metros de altura 
Peso: Cerca de 90 toneladas
Quando viveu: Jurássico
Onde viveu: América do Norte e África
Dieta: Herbívora


Fontes: Wikipédia

3 comentários:

  1. Oi Rarisson,
    Vi seus agradecimentos tambem, kra brigado viu? vc eh muito amigão vey, brigadao!

    Seu blog ta excelente! Valeu mesmo!

    flw!
    Brigado!

    ResponderExcluir