_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Amphicoelias

Amphicoelias fragillimus
© Animais da pré-história

Amphicoelias , cujo nome significa "dupla cavidade", foi um gênero de dinossauro que viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 145 milhões de anos no Colorado, Estados Unidos, classificados em duas espécies: Amphicoelias fragillimus e Amphicoelias altus.  Com 45 metros de comprimento, e 20 metros de altura, pesando cerca de 95 toneladas, foi um dos maiores animais que já viveram na Terra, sendo menor apenas que argentinossauro. Norte-americanos dizem que esse animal é maior que o argentinossauro, porém pela quantidade de fósseis encontrados desse animal não é possível afirmar tal teoria. Amphicoelias foi um saurópode da família dos diplodócios. Quando adultos não tinham predadores naturais, deveriam andar em enormes manadas, migrando de região em região assim que esgotavam as reservas alimentícias do local.
Amphicoelias Altus
© Avph

A espécie do tipo Amphicoelias, foi nomeada pelo paleontólogo Edward Drinker Cope em dezembro de 1877, para um esqueleto incompleto, consistindo em duas vértebras, um púbis , e um fêmur. Em 1921, Osborn e Mook atribuíram ossos adicionais a Amphicoelias altus, um cúbito (osso do antebraço), e um dente. Henry Fairfield Osborn e CC Mook notou a semelhança geral entre o Amphicoelias e o Diplodocus, bem como algumas diferenças fundamentais, como os membros anteriores proporcionalmente mais no Amphicoelias que no Diplodocus. O femur do Amphicoelias é invulgarmente longo, delgado, e redondo na seção transversal, enquanto esta redondeza já foi pensada para ser uma outra característica distintiva do Amphicoelias, este osso tem sido encontrado em alguns exemplares de Diplodocus. Amphicoleias altus também foi similar em tamanho ao Diplodocus, estimada em cerca de 25m de comprimento.
Tamanho do Amphicoelias (vermelho) relacionado a outros saurópodes.
© Wikipédia

Produzir uma estimativa do tamanho total do Amphicoelias fragillimus requer dimensionamento dos ossos das mais conhecidas espécies de diplodocóides, no pressuposto de que as suas proporções relativas foram semelhantes. Em seu trabalho original, Cope tem notado que em outros dinossauros saurópodes, especificamente o Amphicoelias altus e o Camarasaurus, os fêmures foram sempre duas vezes tão altos quanto a mais alta vértebra dorsal, e estimado o tamanho de um Amphicoelias fragillimus.
Tamanho Amphicoelias Fragillimus
© Animais da pré-história

Dados do Dino:

Nome Científico: Amphicoelias fragillimus, Amphicoelias altus.
Tamanho: 45 metros de comprimento e 20 metros de altura.
Peso: Cerca de 95 toneladas.
Onde viveu: América do Norte.
Quando viveu: No período Jurássico.
Dieta: Herbívoro


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário