_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Protoceratops


Protoceratops significa "o primeiro com chifres", pois nunca antes haviam sido encontrados dinossauros com chifres e placas ósseas na cabeça. Machos e fêmeas tinham esse enfeite, mas o dos macho era maior. Esta placa óssea não seriva somente para enfeitá-lo, também servia para proteger seu pescoço pois ela era bem curvada para suas costas. O Protoceratops era herbívoro e arrancava folhas usando os dois pares de dentes que tinha no bico. Depois mastigava tudo com os dentes que ficavam dentro da boca. O bico devia servir ainda para morder adversários na hora de brigar.


E por falar em briga, o Protoceratops ficou famoso depois de uma descoberta em 1971. Foram encontrados fósseis desse dinossauro em pleno combate, defendendo-se de um velociraptor. Os dois podem ter morrido devido aos ferimentos que fizeram um no outro, ou pela ação de uma enxurrada após uma forte tempestade, mas como assim, eles estavam brigando na chuva? Não os cientistas dizem que houve uma tempestade,e a chuva amoleceu as dunas, então no momento em que eles estavam brigando as dunas cederam e eles foram soterrados. O Protoceratops andava sobre quatro patas e mantinha a cauda alta em relação ao chão. Provavelmente não era um dinossauro muito veloz. Conforme ele se desenvolvia, um chifre pequeno crescia em seu nariz e era usado como uma defesa contra predadores e para se exibir às fêmeas.


Os cientistas acharam muitos fósseis de Protoceratops no deserto de Gobi na Mongólia, por isso acreditam que eles viviam em grupo. Foram encontrados também um ninho com mias de 30 ovos juntos. Isso significa que as fêmeas dividiam os ninhos e se uniam para protegê-los. Em 1923 foram enccontrados na mesma região mais de 50 fósseis de ovos e esqueletos de filhotes e adultos de Protoceratops. A partir daí, os cientistas concluíram que os dinossauros se reproduziam por meio de ovos, como os répteis atuais.


Dados do Dinossauro:

Nome científico: Protoceratops.
Tamanho: Até 2,5 metros de comprimentos e cerca de 1 metro de altura.
Peso: Cerca de 400 quilos.
Onde viveu: Europa e África.
Quando viveu: No período Cretáceo.
Dieta: Plantas rasteiras.


Fontes:  Recreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário