_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sábado, 24 de outubro de 2009

Período Cretáceo

 ©Wikipedia
Mapa do Período Cretáceo.
Na escala de tempo geológico, o Cretáceo ou Cretácico é o período da era Mesozóica do éon Fanerozóico que está compreendido entre 145 milhões e 500 mil e 65 milhões e 500 mil anos atrás, aproximadamente. O período Cretáceo sucede o período Jurássico de sua era e precede o período Paleogeno da era Cenozóica. Divide-se nas épocas Cretáceo Inferior e Cretáceo Superior, da mais antiga para a mais recente. O Cretáceo Inferior está compreendido entre 145,5 milhões e 99,6 milhões anos atrás, aproximadamente.
 © Luis Rey
Carnotaurus.
A época Cretácea Inferior sucede a época Jurássica Superior do período Jurássico de sua era e precede a época Cretácea Superior de seu período.  O Cretáceo Superior está compreendido entre 99,6 milhões e 65,5 milhões anos atrás, aproximadamente. A época Cretácea Superior sucede a época Cretácea Inferior de seu período e precede a época Paleocena do período Paleogeno da era Cenozóica. Foi no Cretáceo em que o céu foi tomado pelos répteis voadores, como o Dimorphodon, pteranodon, entre outros dinossauros.
©Joe Tucciarone
Pteranodon Ingens .

Durante o Cretáceo, os dinossauros alcançam seu ápice ou seja, mais da metade das espécies conhecidas viveram neste período, mas ao fim do Cretáceo acaba ocorrendo a extinção em massa desses grandes répteis e dos animais que habitaram a Terra. A teoria mais aceita é a de que a queda de um meteorito na Península de Yucatán, no México, levantou muita poeira e essa poeira cobriu a Terra evitando a passagem do Sol e causando um resfriamento da terra que levou à Era Glacial.
© Dk 2003
 Ichthyornis, uma ave do Cretáceo.

Então os seres fotossintetizantes não puderam realizar a fotossíntese e acabaram morrendo.Com isso, houve uma quebra da cadeia alimentar e um desequilíbrio ecológico. É no mesmo período que surgem os mamíferos primitivos e as plantas com flores proliferam. Neste período os continentes começaram a se formar a caminho do que são hoje. Após a queda dos dinossauros, houve e a diversificação dos mamíferos, e o diversificação das aves.

Fontes: Wikipédia

2 comentários:

  1. Olá! Entao, eu nao sei mexer direito no blogspot, mas o que eu fiz foi colocar o link do seu blog em "sites preferidos" ; D
    tdo bem? =)

    ResponderExcluir
  2. tudo, vou pegar sua imagem e criar um banner para os meus parceiros

    ResponderExcluir