_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Os Pterossauros


Pterossauros foram arcossauros voadores intimamente aparentados aos dinossauros. A asa dos pterossauros eram feitas de uma grandes membrana de pele que ficava esticada no final de seu quarto dedo, incrivelmente longo, e estendia-se até o seu corpo e suas pernas posteriores. Essa asa membranosa era reforçada por fibras enrijecidas e músculos. Fósseis excepcionais mostram que alguns pterossauros tinham pelagem e devem ter sido animais de sangue quente, comos as aves e os mamíferos modernos. Pterossauros primitivos, com dentes, do Triássico e do Jurássico, diferem dos mais avançados por terem possuído uma cauda longa, ossos não fundidos nas susas costas e ossos relativamente curtos nos pulsos. A maioria dos pterossauros primitivos foi pequena, se comparados aos posteriores, e nenhum chegou a ter uma abertura alar com mais de 3 metros.


Os primeiros pterossauros são do Triássico. Embora eles sejam primitivos quando comparados as formas posteriores, tendo, por exemplo, ossos das asas mais curtos, eles eram verdadeiramente pterossauros. Um possível proto pterossauro fóssil foi encontrado na Rússia e é chamado sharovpteryx. Embora claramente não seja um pterossauro, ele compartilha muitas características em comum com eles. O Dimorphodon foi um pterossauro do início do Jurássico, notavél pelo seu crânio enorme e dentes de tamanho diferentes. Os dentes da frente do seu crânio eram maiores e mais afiados que os outros, enquanto os dentes na parte posterior da maxila inferior eram pequeninos. Retos do Dimorphodon e pterossauros aparentados têm sido encontrados tanto em ambientes de fundo marinho como de lagos dos rios, o que indica que eles devem ter vivido em diferentes habitats. O Dimorphodon foi, provavelmente, um predador oportunista que abatia uma grande variedade de pequenos animais. Ele deve ter comido insetos, lagartos e outros pequenos répteis, além de ter capturado peixes e crustáceos dos rios e dos mares. Especialistas não sabem se os pterossauros como o Dimorphodon pegavam suas presas ainda voando ou já no chão.


Um voo sofisticado requer boa visão e um senso de equilíbrio bem desenvolvido. Todos os crânios de pterossauros tinham amplos alvéolos oculares, mostrando que seus olhos foram grandes e o seu sentido de visão, provavelmente, acurado. Alguns crânios de pteossauros tem moldes internos de seus cérebros preservados. Isso mostrou que as partes do cérebro responsáveis pelo sentido e controle do movimento eram bem desenvolvidas e similares, em alguns aspectos, ao cérebro das aves modernas.
Agora que tal ter alguns dados do pequeno pterossauro comentado nesta postagem? Saiba mais sobre o Dimorphodon.


Dados do Pterossauro:

Nome científico: Dimorphodon.
Tamanho: Abertura das asas de 1,2 m a 2,5 m.
Dieta: Peixes, insetos, lagartos e pequenos répteis.
Habitat: Litorais e planícies aluviais.
Onde viveu: Europa e América do Norte.
Quando viveu: Jurássico inferior.

4 comentários:

  1. Rárisson, estou fazendo 1 video para postar no youtube: Pterosauros de A-Z, e graças à ajuda do blog do ikessauro, consegui muitos nomes de pterossauros, mas nenhum que inicie com a letra X.
    Vc sabe de algum(caso exista)pterossauro com nome começando com a letra X?

    ResponderExcluir
  2. lore, já estou pesquisando.
    Em breve trarei sua resposta aqui no Blog.
    Ok?

    ResponderExcluir
  3. Rárisson, acabei descobrindo q ñ existem pterossaurocujo nome inicie com X. Já concluí meu video e postei no youtube; caso vc queira ver, aqui está a URL
    http://www.youtube.com/watch?v=SE-dXzu9Sm8

    Tenhoo outros videos de dinossauros e seres extintos,vale pena ver.

    ResponderExcluir
  4. Que maus né. Também pesquisei, tive fontes muito boas mas nada do pterossauro com "X". Irei assistir seus vídeos, e peço permissão para postar um aqui no Blog.

    Abçs

    ResponderExcluir