_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


domingo, 11 de outubro de 2009

Ictiossauro


Estes répteis marinhos mesozóicos são famosos por lembrar tubarões ou golfinhos. Muitos ictiossauros fósseis têm sido encontrados e alguns deles têm impressões de pele preservada. Isso mostra que o Ictiossauros tinha uma nadadeira dorsal triangular, dois pares de nadadeiras com forma de remo e uma cauda vertical bifurcada como as dos tubarões. Maxilas longas e dentes longos sugerem que ictiossauros se alimentavam de peixes e lulas pré-históricos. Isso tem sido confirmado pelo seu conteúdo estomacal. Enquanto os pequenos ictiossauros tinham apenas 1 metro de comprimento, Ictiossauros gigantes do Triássico e do início do Jurássico cresciam mais de 20 metros de comprimento, o que fez deles os maiores répteis marinhos de todos. Ictiossauros já eram raros no Cretáceo e não sobreviveram até o final da era mesozóica.
O Ictiossauro é um dos mais conhecidos de todos os répteis marinhos pré-históricos, e muitas espécies têm sido encontradas em rochas Jurássicas da Inglaterra e Alemanha. Como outros membros de grupos mais avançados, chamados tunossauros, o Ictiossauro tinha o corpo em forma de tubarão. Eram Ictiossauros de tamanho médio, em corpo esguio, focinho pontiagudo e barbatanas anteriores duas vezes maiores que as posteriores. O Ictiossauro tinha nadadeiras frontais muito largas, com seis ou mais dígitos. Alguns Ictiossauros posteriores tinham até mesmo mais dígitos que estes. Platypterygius do Cretáceo, por exemplo, tinham oito dígitos ou mais e dentes pequenos e pontiagudos para agarrar peixes.

Alguns ictiossauros têm sido encontrados com ossos de bebês preservados na região abdominal. Primeiramente, especialistas pensavam que esses bebês estavam no conteúdo estomacal, o que indicava canibalismo. Mas agora está claro que foram bebês que morreram antes ou depois do nascimento. Muitos ictiossauros grávidos preservam apenas um ou dois bebês, embora alguns tenham até 11 filhotes preservados. O nascimento deles começava pela cauda e já surgiam  plenamente aptos para nadar. Ictiossauros tinham olhos grandes cavidades oculares preenchidas por um anel de ossos chamado anel esclerótico, que ajudava a suportar o grande globo ocular. Seus grandes olhos sugerem que eles usavam o sentido de visão para caçar. Deviam atacar suas presas durante a noite, em águas escuras ou águas profundas, perpetuamente escuras. Temnodontosaurus, uma espécie do grupo Ictiossauros, do Jurássico da Europa, tinha os maiores olhos de todos os animais vertebrados. Cada olho tinha 26 centímetros de largura.

Dados doPeixe:

Nome científico: Ichthyosaurus
Tamanho: 3 metros de comprimento.
Dieta: Peixes e Lulas
Onde viveu: Na Europa
Quando viveu: Durante toda era mesozóica.

Imagens de AVPH

5 comentários:

  1. infelizmente eu não sei reduzir o tamanho da imagem.

    ResponderExcluir
  2. oi,

    bem legal a postagem
    á porque vc tirou meu banner de seus parceiros?

    flw!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rárisson,

    Tudo bem, com a sua ideia fica mais organizado mesmo, ok.

    Abraços, Eric

    Flw!

    ResponderExcluir
  4. oi pessoal queria saber se o Velociraptor é do tamanha de uma moto isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina,

      Não, na verdade ele era do tamanho de um peru. Essas coisas de que ele era do tamanho de um homem é mera ficção.

      Excluir