_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Espinossauro


© Dk 2003
Olá pessoal, o nosso dino de hoje é o Espinossauro, que foi um verdadeiro gigante, que brilhou nas telas do filme: Jurassic Pak III, Ele apareceu como um dinossauro agressivo que perseguiu um grupo de pessoas que queriam resgatar um garoto. Alguns ele perseguiu até a morte, outros conseguiram escapar. Vamos saber mais sobre ele?
O Espinossauro fazia parte de um grupo chamado tetanuros ("cauda rígida"), e todo esse grupo possuía trê dedos em suas mãos.Espinossauro significa "lagarto com espinho". Os primeiros fósseis de espinossauros foram encontrados na áfrica em 1912. Essa espécie viveu no Egito, Marrocos e na região Nordeste do Brasil, aqui perto de minha cidade em Santana do Cariri. O Espinossauro tinha até 17 metros de comprimento que é mais ou menos o mesmo que quatro rinocerontes, um ao lado do outro. Quando saía para caçar, andava sobre as duas patas musculosas e os braços longos que serviam para agarrar o alvo. É provavél que também ajudassem o dinossauro a equilibrar o corpo.

 © Joe Tucciarone
 Era fácil reconhecer o Espinossauro. Além de enorme, ele tinha nas costas uma fileira de ossos cobertos por uma pele, formando uma estrutura parecida com a vela de um barco. Quando ele ficava no sil, o sangue que circulava nessa região absorvia o calos e aquecia o corpo.Se quisesse se refrescar, ficava na sombra ou no vento. É possível que a vela mudasse de cor (como a pele dos camaleões) e servisse para assustar outros animais e atrair parceiros para o namoro. Essa mesma dúvida se aplicava no Estegossauro, que tinha enormes placas em suas costas.

© Felipe A. Elias
Os fósseis de Espinossauros indicam que esse dino vivia em grupo e os pais cuidavam de seus filhotes até que fosse capazes de caçar.Grande caçador, o Espinossauro atacava peixes e outros dinossauros. Para pescar, ficava na beira de rios e lagos e usava a mandíbula longa como a dos crocodilos para agarrar a comida de surpresa. Também comia carcaças de animais mortos. Em 2004, cientistas descobriram um dente de espinossauro cravado no pescoço de um fóssil de Pteranodon. Pode ser que o Espinossauro caçasse répteis voadores.

© Todd Marshall

Dados do Espinossauro:

Nome científico: Spinosaurus Aegyptiacus.
Tamanho: 17 metros de comprimento e 5 metros de altura.
Peso: Cerca de 7 toneladas.
Onde viveu: No Egito, Marrocos, e no Brasil.
Quando viveu: Período Cretáceo.
Dieta: Peixes, outros dinossauros, e animais mortos.
Predadores: Despois de adulto não tinha.

7 comentários:

  1. Parceria aceita seu banner ja esta la

    ResponderExcluir
  2. como se faz pra por todas essas coisas maneiras no teu blog quero por no meu blog ele tambem e de dinos

    ResponderExcluir
  3. Cara parabéns pelo blog muito bem esplicado so bre os dinos este blog é ÓTIMO! :)

    ResponderExcluir
  4. Meu o espinossauro tinha 17 metros de altura por 18 de comprimento,eu classifico o espinossauro como um super-predador com uma força fora do normal,na minha opinião o espinossauro conseguia derrotar um t-rex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DinoClub, da onde você tira 17 metros de altura??? HAHAHAHAHA não me faça rir... O Spino não tinha nem 6 metros de altura... E mais já foi comprovado que o Spino era um dinossauro aquático e era quadrúpede em terra firme, então ele não tinha a menor chance contra o T-rex!

      Excluir