_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sábado, 31 de outubro de 2009

Compsognato


 © Joe Tucciarone

O compsognato foi um  terópode extremamente pequeno que viveu no final do período Jurássico há 144 milhões de anos atrás, para ter idéia, ele era tão pequeno que chagava a ser do tamanho de uma galinha. Ele poderia viver em meio à calmaria de uma floresta, um grupo de pequenas criaturas correndo e saltando em grande algazarra. Cientistas dizem que talvez eles gostassem de ficar a beira de rios ou córregos. O nome compsognato significa queixo bonito, devido ao formato de seu queixo.


 © Desconhecido

O compsognato era muito pequeno e chegava a pesar cerca de 3 quilos, o equivalente a um pato. Mediam mais ou menos 74 cm de comprimento e ele se alimentava tanto pequenos répteis como de insetos. Pois como suas mãos eram capazes de agarrar, e podia pegá-los com a maior facilidade, o que o ajudava também, é que ele era muito ágil. Antes do compsognato, existiu outro dinossauro muito similar a ele chamado procompsognato, embora ele fosse um pouco maior que ele, os dois apresentavam inúmeras semelhanças.


O compsognato possuia mãos muito pequenas com apenas dois dedos munidos de garras. Suas pernas eram longas e finas, o que ajudava a se locomover com grande agilidade e rapidez. Seus pés possuíam apenas três dedos. Um de seus aperitivos prediletos eram as libélulas que habitaram a terra desde 350 milhões de anos atrás. Foram encontrados pelos paleontólogos, na barriga de um compsognato, alguns ossos de lagartos revelando que o compsognato comia lagartos também, entre insetos e outros animais.Os primeiros fósseis do compsognato foram descobertos na Alemanha em 1850. Embora pequeno o compsognato era um carnívoro esfomeado e voraz, que perseguia suas vítimas com astúcia e agilidade. Andavam sempre em grupos, exalando seus rosnados atrás de suas presas.


Dados do Dinossauro:

Nome Científico: Compsognathus longipes
Tamanho: Cerca de 74cm de comprimento
Onde viveu: Europa.
Quando Viveu: Fim do Jurássico, por volta de 144 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 3kg
Dieta: Carnívora, principalmente de lagartos, insetos e outros pequenos animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário