_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Período Jurássico


O período jurássico se iniciou á 200 milhões de anos atrás, logo no final do Triássico. No princípio, habia um único e gigantesco continente, a Pangéia. No Jurássico, aos poucos ele se dividiu em dois blocos.O do norte, formados por territórios imensos e pequenas ilhas, chamado de Laurásia. Eo continente do sul, a Godwana. No período Jurássico, havia florestas onde chovia muito e grandes desertos. As temperaturas eram altas e não havia inverno em parte alguma. A vegetação era exuberante. Palmeiras, coníferas e gincgoáceas dominavam as florestas e samambaias cobriam o solo. Essas plantas eram muito maiores do que as atuais e ainda não existiam vegetais com flores ou frutos.

 O brachiossauro foi um saurópode do Jurássico.

Após a menor extinção no final do Período Triássico houve abundância de dinossauros no Jurássico. Muitos dos novos grupos formados incluíam plantas gigantes comedoras de sauropods. Ao mesmo tempo, floresceram dinossauros parecidos aos pássaros, os pterossauros. Essa foi a época dos grandes dinossauros. Manadas de saurópodes pescoçudos, como o diplodóco, andavam pelas planícies alimentando-se da vegetção da copa das árvores. Havia também dinos pequenos, como o compsognato, que tinha o tamanho de uma galinha. O estegossauro e outros dinos herbívoros eram caçados pelos grandes e ferozes terópodes.
Ceratossauros atacando estegossauro.

Pronto gente, ai está o período Jurássico, que foi marcado por grandes e interessantes dinossauros. Espero que tenham gostado da postagem, qualquer pergunta comentem.

2 comentários:

  1. eu quero que você poste só falando dos continentes do período jurássico . Gostei mt do seu texto . bj

    ResponderExcluir