_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O velociraptor tinha penas?

Ai gente, hoje a postagem vai ser sobre um curiosidade bem discutida. O velociraptor tinha penas? isso e tudo mais veremos adiante.
Há tempos se sabe que muitos dinossauros tinham penas, mas agora a semelhança com as aves acaba de ser estendida a um dos mais famosos dos extintos animais, o velociraptor.
Diferente da besta feroz que aterrorizou as platéias do filme O parque dos dinossauros, o velociraptor em questão era menor e plumado. A análise de um fóssil descoberto na Mongólia, feita por pesquisadores do Museu Norte-Americano de História Natural, em Nova York, e do Museu Field, em Chicago, indicou que os calombos identificados no antebraço de um exemplar de velociraptor são estruturas nas quais, há milhões de anos, penas estiveram presas.
Determinar quais espécies de dinossauros tinham penas é muito difícil, pois se trata de estruturas que, diferentemente dos ossos, não costumam ser preservadas em registros fósseis.
Os pesquisadores identificaram seis calombos separados a uma distância de 4 milímetros entre eles e concluíram que a espécie Velociraptor mongoliensis tinha penas secundárias presas nessas estruturas. A análise feita pelo grupo liderado por Alan Turner, do Museu de História Natural, indica que o dinossauro teria tido 14 desses “nós de penas”.
O fóssil encontrado está quase completo e pertenceu a um animal que, quando vivo, tinha cerca de 1,5 metro de comprimento da cabeça ao fim da cauda e apenas 15 quilos. Ou seja, estava mais para um peru do que para o tiranossauro.
E, da mesma forma que um peru, apesar de ter penas o velociraptor não voava. Os autores do estudo sugerem que as penas eram úteis para o controle de temperatura, para ajudar em manobras quando se deslocava em velocidade, para proteger filhotes em ninhos ou mesmo para simplesmente se exibir a outros exemplares da espécie em rituais como o de acasalamento.
Bom, tiramos nossa conclusão. O velociraptor tinha penas, o que deveria servir para se aquecer ou mesmo só de enfeite, por que o bixo vivia no deserto, era agressivo que  só vendo, ai não dá para perceber a utilidade das penas.

Fontes: shvoong

Participe da nossa comunidade oficial no Orkut, e dê opiniões, dicas e outras coisas, ajude a divulgar o Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário