_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Metriorhynchus



  Hoje a postagem vai ser sobre o metriorynchus que era um crocodilomorpho, mas se você não sabe o que é isso eu vou explicar.
Com exceção dos pássaros, crocodilomorphos foram os últimos sobreviventes dos arcossauros ou répteis reinantes. Eles evoluíram na mesma época dos dinossauros e, por mais de 200 milhões de anos de sua história, os crocodilomorphos ou crocodilianos, foram grandes carnívoros aquáticos, com corpos imensos. Couraças com placas ósseas posicionadas nas suas laterais, caudas altas, membros fortes, além de maxilas poderosas com dentes afiados, fizeram deles predadores formidáveis. Estirados a margem de um lago ou rio, eles capturavam peixes ou emboscavam criaturas como seus aperitivos. Na era dos dinossauros, quando o clima era quente, esses répteis de sangue frio se espalharam por todo o mundo. Alguns se tornaram adaptados para a vida na terra, enquanto outros se adaptaram para viver no mar, alguns menores que um cão foram corredores rápidos. Já o monstro deynosuchus foi tão pesado quanto um elefante e tão comprido como uma quadra de tênis.

Bom agora que expliquei o foram os crocodilomorphos ou crocodilianos, vamos falar do nosso amiguinho Metriorynchus.
O metriorynchus foi um crocodilo marinho do mesozóico. Possuía dedos com membranas, formando remos para uma natação eficiente, e mandíbulas com muitos dentes afiados, para agarrar peixes e lulas. Sem a pesada couraça típica de outros crocodilianos, o metriorynchus foi bastante leve e flexível. Ele provavelmente mantinha as narinas para fora d'água, preparado para decolar num ataque ou caçar por corridas repentinas atrás de presas que nadavam vagarosamente, distraídas ou esperava na tocaia. De vez em quando, deveria arrastar-se à praia até bancos de areia para por os ovos, ou então relaxar no calor do sol.
Um exame recente dos espécimes fósseis de superciliosus Metriorhynchus, demonstraram que os adultos desta espécie tinha bem desenvolvida glândulas de sal. Isto significa que, como crocodiliano teria sido capaz de "beber" água salgada (necessário para um animal pelágico ) e comer presas que têm a mesma concentração iônica como a água do mar circundante (cefalópodes isto) sem desidratação.
Mesmo o Metriorhynchus sendo um predador eficaz, era vulnerável à predação por predadores ápice como Liopleurodon que poderia crescer mais de 10 metros de comprimento. Desde que Metriorhynchus tinha perdido o seu osteodermos ", armaduras escudos", para se tornar mais eficientes os nadadores que teria pouco de defesa contra grandes predadores marinhos.

Dados do Réptil:

Nome: Metriorhynchus
Época: Jurássico
Local onde viveu: Costas da América do Norte e Europa
Peso: Cerca de 400 quilos
Tamanho: 3 metros de comprimento
Dieta: Carnívora

3 comentários:

  1. Muy buen blog! Te invito a visitar el mío!

    www.legosargentina.blogspot.com

    Muchas gracias!

    ResponderExcluir
  2. oi blz?

    entao eu vi o link ta bom, mas quando fica com a imaagem fica mais atraente, num acha?

    vlw

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Por que a comunidade cientifica Especificamente Uma americana Não reconhecem o purossauro Como o Maior crocodiliano Que existiu já. e Por que o Seu Tamanho e impreciso Tao, vai dos 15m Até 25m OS?

    ResponderExcluir