_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


sábado, 5 de setembro de 2009

Introdução as Aves


Gente vai rolar um novo tema no Blog, as aves, que ficarão num marcador separado do menu. Nós iremos ficar por dentro dos primeiros penadinhos a habitar a terra. Bom, e para começar bem vamos falar do archaeopterix, uma das aves mais antigas da terra.


Archaeopterix.




A mais antiga ave conhecida é a archaeopterix. Há aproximadamente 150 milhões de anos, essa criatura do tamanho de um corvo, andou e planou pelas ilhas de deserto tropical, agora parte do sudoeste da Alemanha. Penas nasciam em seus braços e mãos, sua cauda era longa e com penas, e seus grandes dedos dos pés projetavam-se para trás. Contudo, os dentes afiados, as mãos com garras, o centro ósseo da cauda e muitas outras características assemelhavam-se a de um pequeno dinossauro carnívoro. De fato, dois dos sete esqueletos fósseis, foram a princípio, erroneamente identificados como um pequeno terópode que viveu nas mesmas ilhas. O número de similaridades entre os pequenos terópodes e o archaeopteryx convenceu muitos paleontólogos de que as aves são, simplesmente, um tipo de dinossauro que aprendeu a voar.
Empoleirado em um ramo, essa reconstrução do archaeopterix mostra como as primeiras aves podem ter ocupado o meio aéreo. Alguns cientistas supõem que ele usava suas garras para escalar as árvores, e então pairava suavemente de volta para o chão.

Contudo, nas ilhas onde o archaeopteryx viveu, não tinha árvores. Ao invés disso, talvez ele corresse atrás de insetos voadores, saltasse para capturá-los e permanecia no ar ao bater suas asas. O movimento de adução das asas, provavelmente, desenvolveu-se da maneira como seus ancestrais esticavam as mãos para capturar as presas, mas ganhou um novo papel quando eclopado as penas. Pairando para baixo ou saltando no ar, o archaeopteryx não poderia ter voado longe ou rápido pois seu externo era muito pequeno para ancorar músculos fortes utilizados para voar.
O esqueleto do archaeopteryx exibe as características-chaves herdadas de tipos incrivelmente avançado de terópodes. Entre elas, estão aquelas que forneceram à primeira ave uma cabeça móvel, dentes curvados e afiados, um pescoço longo e delgado, corpo mais curto e uma cauda enrijecida. Outras similaridades incluíam ossos ocos, braços longos e flexíveis, três dedos em  cada pé sustentando o peso do corpo, longas mãos com três dedos capazes de agarrar, e pulsos que podiam rotacionar. Mesmo a fúrcula e as penas, foram herdadas de dinossauros terópodes não-avianos. O archaeopteryx parece ser um miniraptor relacionado aos dromaeossaurídeos, um grupo de terópodes que incluía o velociraptor.




Dados da Ave:


Nome Científico: Archaeopteryx
Tamanho: 60 cm de comprimento.
Peso: 1 quilo
Onde Viveu: Oeste da Europa
Quando Viveu: Final do Jurássico 
Dieta: Carnívoro e Insetívoro.


Fontes: Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-histórica

Nenhum comentário:

Postar um comentário