_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Deinosuchus


Aqui vai, estou atendendo o pedido dos leitores, e hoje a postagem será sobre o Deinosuchus. Imagina ai gente, a pessoa tranquila passeando numa praia ai resolve conhecer a floresta, e quando olha dá de cara com um crocodilo de nada mais nada menos que 15 metrozinhos. Mas é verdade, esse carinha ai já existiu, e colocou medo em muito dino.
O Deinosuchus foi um crocodiliano gigantesco do cretáceo que viveu no Norte da Europa. Este crocodilo, era temido até pelo Tiranossauro, e não se podia brincar com este réptil, por que uma mordida dele e seria o último grito de qualquer dinossauro. Pensaram durante várias décadas que ele era o maior crocodiliano que já viveu na Terra. Crocodilos são parentes bastante íntimos dos dinossauros, depois de terem evoluído dos antepassados de arcossauro no período de Triássico. Os crocodilos mudaram muito pouco desde então, quase todos são predadores semi-aquáticos.


Pelos períodos do Cretáceo os crocodilos tinham ficado muito abundantes e difundidos. O Deinosuchus é de longe o maior crocodilo achado. Seu crânio media 2 metros de comprimento e se esta criatura tivesse as proporções de um crocodilo típico então que pode ter atingido um comprimento de 15 metros e pode ter pesado 2 toneladas. O Deinosuchus era suficientemente grande e pesado para ter atacado dinossauros de tamanhos consideráveis e os pegava furtivamente quando eles iam beber água em lagos e rios.Embora Deinosuchus fosse muito maior do que qualquer crocodilo ou jacaré modernos a sua aparência global foi bastante semelhante à dos seus familiares mais pequenos. Ela tinha grandes dentes robustos que foram construídas para esmagar, e sua parte traseira estava coberta com espessas escamas semi-esféricas. Um estudo indica que Deinosuchus pode ter vivido até 50 anos, crescendo a uma taxa semelhante à dos crocodilos modernos, mas mantendo esse crescimento ao longo de um período muito mais longo de tempo.


Dados do Crocodiliano:

Nome Científico: Deinosuchus
Tamanho: 15 metros de comprimento
Peso: 2 toneladas
Onde viveu: América do Norte
Quando viveu: Fim do Cretáceo
Dieta: Carnívoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário