_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


terça-feira, 22 de setembro de 2009

Deinonychus


© Joe Tucciarone

O Deynonychus ("garra terrível") e outros dromaeossaurídeos ("lagartos corredores") foram dinossauros caçadores, pequenos e agressivos. Poucos terópodes se comparam a sua inteligencia e nenhum ostentava uma combinação tão terrível de aramas. As maxilas dos dromaeossaurídeos eram equipadas com grandes presas curvadas com formato de lâminas, suas mãos com três dedos sustentavam garras arqueadas, e garras curvadas brotavam de seus dedos longos dos pés semelhantes aos de uma ave. As enormes garras como lâminas de faca no segundo dedo do pé eram duas vezes mais longas do que qualquer outra de suas garras. Os dromaeossaurídeos variavam de 2 a 6 metros de comprimento. Eles, provavelmente, desenvolveram-se durante o período Jurássico, embora seus fósseis sejam conhecidos do Cretáceo. Os dromaeossaurídeos distribuíram-se pelos continentes do Norte, após esses terem se separado do supercontinente Gondvana, ao sul.
© Todd Marshal

Enquanto a camuflagem dos dromaeossaurídeos, ninguém sabe quais devem ter sido suas cores, o mais provavél é que suas peles com escamas ou com penas fossem coloridas ou desenhadas de modo que seus corpos se misturassem com o ambiente á sua volta. Se o Deynonichus vivesse em florestas, listras ou pontos em sua pele o teriam ajudado a se camuflar na luz mesclada abaixo das ávores. Sua camuflagem o tornaria menos visível a sua presa.Montado como se estivesse saltando para matar, o esqueleto de Deinonychus mostra perfeitamente algumas das características anatômicas que tornam os dromaeossaurídeos tão temíveis. Na hora de um ataque maxilas se abrem mostrando uma fileira de presas terríveis.
© Desconhecido

Os braços grandes abrem como as asas de uma ave e estendem-se para cravar suas garras afiadas no couro escamoso da vítima. As garras dos dedos do pé, parecem  lâminas de faca, podiam se erguer, prontas para se moverem violentamente para frente, a partir dos ossos da cauda, para se sobreporem aos ossos á sua frente e formarem um feixe que enrijecia a cauda. O dinossauro, ao saltar, balançaria sua cauda para manter o equilíbrio, a cauda atuava como uma barra flexível, lançando-se em todas as direções, conforme o dinossauro se movia.
© AVPH


Dados do Dino:

Nome científico: Deinonychus.
Tamanho: 3 metros.
Habitat: Florestas abertas.
Dieta: Carnívoro.
Onde viveu: América do Norte.
Quando viveu: Início do Cretáceo.

Fontes: Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário