_

Photobucket

Esse é o seu espaço para discutir e opinar sobre temas da paleontologia. Sinta-se livre para comentar.


terça-feira, 25 de agosto de 2009

Giganotossauro




O Giganotossauro cujo nome significa "Lagarto Gigante do Sul" viveu entre 112 à 90 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na Patagônia Argentina, mas provavelmente dava seus passeios em territórios brasileiros.

Se igualando no tamanho com o maior Tiranossauro rex conhecido, com esse tamanho todo poderiam caçar até enormes saurópodes que quase não tinham inimigos naturais. Provavelmente os Giganotossauros eram territoriais, e como eram enormes deveriam precisar de grande quantidade de comida, por isso seus territórios eram imensos.



Suas mandíbulas eram também enormes e seu crânio um dos maiores, mais de 1,6 metros de comprimento, seus dentes podiam medir 15 centímetros de comprimento, sendo curvos e afiados o que é um indicio de que eles eram utilizados para morder algo vivo, que ao se debater e tentar escapar acabaria indo mais para dentro da boca do predador, mas certamente o Giganotossauro não negaria uma refeição já morta em putrefação, agindo também como carniceiro.
O giganotossauro foi nomeado por Ruben Carolini, um caçador de fósseis amador que o descobriu em 1995 próximo ao Rio Limay, na Patagônia, Argentina. A descoberta foi anunciada por Rodolfo Coria e Leonardo Salgado na revista Nature em 1995. O esqueleto de uma das espécimes encontradas estava 70% completo e incluía o crânio, a pélvis, os ossos do pé e a maioria da espinha dorsal do animal. Um segundo espécime, um pouco maior, também foi encontrado.




O crânio do espécime encontrado na Argentina media 1,95 metros, de perfil mais longo que o usual para terópodes de seu tamanho. O giganotossauro era "maior" que o tiranossauro, mas tinha um cérebro muito menor, que se assemelhava a uma banana em tamanho e em formato. Seus dentes eram feitos mais para corte do que esmagamento, o que tornou sua mordida fraca em relação aos demais carnívoros de seu porte. Acredita-se que tenha um bom olfato.
O Giganotosauro está classificado na família dos carcarodontossauros (Carcharodontosauridae), assim como o Mapusaurus, Tyrannotitan e o Carcharodontosaurus. Com a descoberta do Mapusaurus, este carnívoro e seu parente foram postos na subfamília Giganotosaurinae, por Coria e Currie em 2006. O Giganotossauro, é um dino que adoro, devido as suas habilidades, tamanho e etc. Ele era um dino poderoso, que devia ser bem temido no Cretáceo !








Dados do Dinossauro:


Nome Científico: Giganotosaurus carolinii
Época: Cretáceo, entre 112 à 90 milhões de anos atrás
Local onde viveu: na Patagônia Argentina
Peso: Cerca de 8 toneladas
Tamanho: de 12,5 a 13 m de comprimento e 5 m de altura

Alimentação: Carnívora


Fontes:







Esse foi um desenho que fiz, do Giganotossauro, a pedido, do Blog mundo mágico... Espero que gostem ! ^^

Um comentário:

  1. Cara parabéns é o primeiro blog falando que o giga tem seu tamanho real(13m.) e sim ele e menor que o t.rex....sim eu o respeito muito o giga em força so perderia para o t.rex.

    ResponderExcluir